Dados do Trabalho
Título
PROJETO CUIDANDO DE QUEM CUIDA: RELATO DE EXPERIENCIA SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Nos cuidados paliativos, os profissionais de saúde estão suscetíveis ao estresse relativo à atividade laboral, por vivenciarem a dor, o sofrimento e a morte. A partir da natureza das atividades de cuidados de fim de vida desempenhadas pela equipe especializada dos cuidados paliativos, podem proporcionar impactos na saúde mental e psíquica, gerando estresse ocupacional e fadiga por compaixão(RODRIGUES e SAMPAIO, 2021).
Objetivo e Método
Realizar um relato de experiência sob o olhar da psicologia acerca da promoção de cuidado com os profissionais da equipe de Cuidados Paliativos em um hospital público de alta complexidade. Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto Cuidando de quem Cuida, realizado junto aos profissionais da equipe dos cuidados paliativos, geralmente, uma vez por mês, com duração de uma hora, desde agosto de 2021 e vigente até o presente momento, desenvolvido em um hospital público terciário na cidade de Fortaleza-CE.
Resultados
O projeto Cuidando de Quem Cuida nasceu da equipe de cuidados paliativos, tendo em vista a identificação do estresse ocupacional e a fadiga de compaixão em alguns desses profissionais. As intervenções para promoção do cuidado são realizadas por meio de duplas da equipe multiprofissional, com atividades, tais como: escuta ativa, reflexões sobre os cuidados em saúde, momentos de relaxamento, meditação guiada, show de humor, massagem, espiritualidade, musicoterapia, bem como momentos de lazer extra hospitalar. Essa ferramenta de cuidado é compreendida como uma das estratégias onde é possivel verificar uma diminuição no nível de estresse laboral e uma maior interação entre os pares. Os encontros também oportunizaram momentos de descompressão, gerando mais leveza, acolhimento e auto compaixão entre os profissionais. As intervenções possibilitaram o reconhecimento das vulnerabilidades e a busca por outros cuidados especializados
Conclusão/Considerações finais
Constata-se que as atividades do projeto possibilitaram o aumento da qualidade de vida do trabalho e o reconhecimento da importância do autocuidado. Assim, sugere-se que ações e projetos de educação, formação e cuidado possam ser efetivados no calendário das equipes de cuidados paliativos e instituições de saúde.
Referências
Rodrigues,I.G; Sampaio, M.F.Estresse da Equipe de Cuidados.IN: Castilho,R.K (ORG) manual de cuidados paliativos da academia de cuidados paliativos (ANCP).3 a.ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2021. p.557-560.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Estresse Ocupacional; Cuidado Humanizado
Área
Outras áreas
Autores
GRACE ANNE SALDANHA MAGALHÃES, MARIA OLIVIA BARROS NOGUEIRA, RAISA CARVALHO DE BRITO, LÍVIA LOPES CUSTÓDIO