X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS E VIGILANCIA EM SAUDE: UM RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE O USO DA FERRAMENTA SALA DE SITUAÇAO EM SAUDE (SDSS).

Introdução

O cuidado paliativo (CP) é um cuidado integral que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças que ameaçam a vida e seus familiares, através da identificação precoce e manejo adequado de sintomas desagradáveis e do suporte multiprofissional em todas as fases da doença. Portanto, os gestores dos serviços de CP devem articular ações de monitoramento com foco no acompanhamento da saúde dos usuários permitindo que sejam tomadas medidas para prevenir problemas e promover o bem-estar.

Objetivo e Método

O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de uma equipe de residentes multiprofissionais em cancerologia acerca do uso da ferramenta Sala de Situação em Saúde (SDSS) em um serviço de CP de um hospital terciário de Fortaleza. A SDSS caracteriza-se por ser um recurso informativo por meio de gráficos, mapas e outras ferramentas visuais, para auxiliar na tomada de decisões e no planejamento em saúde (Brasil, 2010). O estudo teve como recurso a análise de um artigo publicado pelo serviço de CP que avaliou o perfil clínico e sociodemográfico de 62 pacientes, a partir dos dados foram identificados alguns pontos críticos.

Resultados

Observou-se uma predominância de pacientes de Fortaleza em comparação com regiões rurais, indicando a centralização da assistência e a necessidade de expandir o atendimento para áreas mais remotas. Uma alta incidência de complicações clínicas, como dor e lesão por pressão, sublinhando a importância de um manejo mais eficaz dos sintomas físicos. O uso frequente de analgésicos opioides destacou a necessidade de um controle rigoroso da dor e monitoramento dos efeitos colaterais. Os desfechos clínicos mostraram uma alta taxa de mortalidade, refletindo a natureza da gravidade clínica dos acompanhados. Por conseguinte, seis propostas de intervenção foram elaboradas, dentre elas sugeriu-se a inclusão de dados sociodemográficos que contemplem os marcadores sociais da população SUS-dependente (raça, etnia, renda, escolaridade, etc).

Conclusão/Considerações finais

A utilização da SDSS proporcionou um ambiente de aprendizado contínuo para a equipe multiprofissional, além de contribuir para a melhoria da qualidade da assistência aos pacientes, por meio da análise de dados e da proposição de intervenções específicas.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Sala de Situação em Saúde: compartilhando a gestão da informação. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sala_situacao_saude_2010.pdf. Acesso em: 01 set. 2024.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Vigilância em Saúde; Sala de Situação em Saúde

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Autores

GABRIEL DA SILVA PEREIRA, MARIA LETÍCIA GUIMARÃES SOARES, ROMARIO RODRIGUES DE SOUSA, PAULO JEFFERSON SANTOS MARQUES, TAÍS INGRID PINHEIRO RODRIGUES