X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

GAMIFICAÇAO EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Introdução

Introdução: Sabe-se que a educação continuada da equipe de enfermagem contribui para melhoria das práticas assistenciais em cuidados paliativos (CP), impactando diretamente no cuidado prestado ao paciente e família. Deste modo, foi identificado a necessidade de capacitar os colaboradores de enfermagem através de treinamentos constantes elaborados e aplicados por enfermeiro especialista.

Objetivo e Método

Objetivo: Capacitar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem frente as temáticas relacionadas aos cuidados paliativos. Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo com abordagem quantitativa aplicada aos auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros da internação da oncologia clínica de um hospital oncológico do estado de São Paulo, no período de janeiro a dezembro de 2023. Foram realizados nove treinamentos cuja estratégia adotada foi a gamificação corporativa com dinâmicas diferentes a cada encontro em tempo estimado de vinte minutos com temas variados a respeito de CP. Foi utilizada a metodologia de Kirkpatrick visando medir o impacto da ação por meio de dois questionários semelhantes aplicados pré e pós treinamento com termas que foram abordados ao longo dos nove encontros a fim de fundamentar a comparação e constatar evolução após a intervenção. Além disso, ao término de cada encontro foi realizado aplicação de uma avaliação de reação para análise da dinâmica utilizada, estrutura física e sugestões para os próximos treinamentos.

Resultados

Resultados: A cada encontro, foram impactados em média 66 colaboradores de enfermagem, destes, 65% apresentaram progresso, 28% mantiveram o número de acertos e 26% apresentaram número de acertos menor no questionário final. Apesar de atingir número expressivo dos colaboradores, a meta estabelecida de 70% de assertividade não foi atingida, por uma margem de 5%. Além disso, por meio da avaliação de reação após cada encontro, foi possível analisar que a equipe considerou 66% (399) da estratégia educativa como excelente.

Conclusão/Considerações finais

 Conclusão: Por meio dos resultados obtidos evidenciou-se expressiva reação positiva dos colaboradores principalmente com relação a estratégia educativa, de tal modo que foi possível validar a metodologia do treinamento e sua aplicabilidade na educação em cuidados paliativos.

Referências

KIRKPATRICK. J; KIRKPATRICK W. K. Four Levels of Training Evaluation. Association for Talent Development, 2016.

Palavras Chave

GAMIFICAÇAO; Cuidados Paliativos; EDUCAÇÃO CONTINUADA

Área

Outras áreas

Autores

MARIA APARECIDA MACHADO, CARLA RAFAELA DE OLIVEIRA, CAROLINE CORREA DE SOUZA, CARINE DOS SANTOS SOUZA