Dados do Trabalho
Título
COMPREENSAO DA EXPERIENCIA DO “SER” EM CUIDADOS PALIATIVOS: ESTUDO FENOMENOLOGICO A LUZ DE MARTIN HEIDEGGER
Introdução
Os cuidados paliativos são essenciais para aliviar o sofrimento das pessoas com doenças potencialmente ameaçadoras, abordando todas as dimensões do SER. O controle dos sintomas físicos tem avançado, mas é necessário desenvolver intervenções para o cuidado espiritual. As pesquisas sobre espiritualidade em cuidados paliativos são incipientes, sugerindo a necessidade de estudos que favoreçam a compreensão da experiência do ser neste contexto.
Objetivo e Método
Compreender a experiência do “Ser-aí” de adultos e idosos em cuidados paliativos. Método: Estudo fenomenológico qualitativo à luz da filosofia de Martín Heidegger. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 11 pacientes, em duas unidades de Cuidados Paliativos em Santiago, Chile, no período de agosto de 2023 a abril de 2024. A idade média dos participantes foi de 67 anos, variando entre 54 e 87 anos. A análise seguiu o método de Streubert e Carpenter e foi triangulada entre os pesquisadores. O estudo aprovado pelo comitê de ética da Servicio de Salud Metropolitano Oriente.
Resultados
A experiência do “ser-aí” em cuidados paliativos é um processo profundamente existencial, revelado em 6 categorias abrangentes: (1) ser-para-a-morte e finitude; (2) angústias, emoções e sofrimento; (3) preocupações existenciais e /ou espirituais; (4) caminho rumo à autenticidade; (5) Sentir-se cuidado (de si e dos outros) e, por fim, (6) gratidão, desejos e esperança.
Conclusão/Considerações finais
A experiência vivida de cada “ser-no-mundo” em cuidados paliativos é única e intransferível. Contudo, os fenômenos revelados constituem uma essência que deve ser compreendida para aliviar o sofrimento, promover a paz e a tranquilidade nesta fase da vida e gerar instâncias de cuidado centradas na pessoa e na sua família. Este estudo permitiu compreender o sofrimento e o cuidado numa perspectiva que transcende o meramente clínico e aborda a dimensão mais profunda do ser.
Referências
Streubert H, Carpenter D. Qualitative research in nursing: Advancing the humanistic imperative. 5th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2011.
Heidegger M. Ser y tiempo Martín Heidegger (1927) Traducción, prólogo y notas de Jorge Eduardo Rivera. (Ed.). Escuela de Filosofía Universidad ARCIS; 1927.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; ESTUDO FENOMENOLOGICO; SOFRIMENTO
Área
Outras áreas
Autores
PAULA JAMAN-MEWES, VERA LÚCIA MENDES DE PAULA PESSOA, MARINA DE GÒES SALVETTI