X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A CONTRIBUIÇAO DA PESQUISA-AÇAO NOS CUIDADOS PALIATIVOS PEDIATRICOS: UMA ABORDAGEM METODOLOGICA

Introdução

Com a aprovação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, os cuidados paliativos pediátricos passaram a exigir do SUS e dos profissionais de saúde respostas que garantam evolução e comprometimento com as crianças e famílias que enfrentam doenças que ameaçam e limitam suas vidas. Nesse contexto, é de extrema relevância compreender a situação social daqueles que necessitam de assistência paliativa. A Pesquisa-Ação, como metodologia de pesquisa, contribui significativamente para isso, ao descrever as situações vividas e promover intervenções ou ações orientadas para a resolução dos problemas efetivamente detectados na coletividade.

Objetivo e Método

Evidenciar a Pesquisa-Ação como metodologia de pesquisa que corrobora cientificamente para a área de cuidados paliativos pediátricos.
A Pesquisa-Ação visa encontrar respostas para problemas identificados na realidade social, sendo esses caminhos construídos coletivamente. Desse modo, esse relato traz a Pesquisa-Ação como uma abordagem qualitativa que contribui, de forma robusta, na investigação proposta, baseando-se em 12 etapas: exploratória, tema, problemas, teoria, hipóteses, seminário, observação/amostragem/representatividade, coleta de dados, aprendizagem, saber formal/informal, plano de ação e divulgação. Essa pesquisa envolve familiares de crianças em condições crônicas de saúde e profissionais de saúde que atuam em cuidados paliativos pediátricos.

Resultados

Trata-se de uma pesquisa de doutorado, aprovada pelo Comitê de Ética sob o número 6230121. Os resultados preliminares da proposta metodológica demonstram que ela atende ao objetivo da investigação por meio da Pesquisa-Ação, cumprindo o seu caráter de participação social, educacional, técnica e de ação planejada frente ao problema vivido, que envolve a compreensão do objeto de pesquisa e a contribuição coletiva para as necessidades de cuidado.

Conclusão/Considerações finais

Promover pesquisas qualitativas em cuidados paliativos pediátricos é fundamental para a elaboração de políticas públicas e para a melhoria dos serviços oferecidos. Esse tipo de pesquisa permite uma reflexão aprofundada sobre as necessidades de saúde e assegura que a voz dos participantes seja ouvida. A Pesquisa-Ação, uma metodologia altamente eficaz, pode ser uma ferramenta valiosa nesse processo.

Referências

Thiollent, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 6ed. São Paulo: Cortez, 1994.
Freire, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Pediatria; Pesquisa Qualitativa

Área

Outras áreas

Autores

JULIANA MORAIS MENEGUSSI, MARCIA NIITUMA OGATA