Dados do Trabalho
Título
FATORES ASSOCIADOS AO ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES COM CANCER AVANÇADO USANDO UM PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTO PARA CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Numerosas barreiras impedem o encaminhamento oportuno aos Cuidados Paliativos (CP), levando ao manejo inadequado dos sintomas e diminuição da qualidade de vida. Padronizar os critérios de encaminhamento é essencial para melhorar o acesso aos CP, enfatizando a urgência do encaminhamento precoce para suporte ao paciente. Especialistas brasileiros elaboraram o Protocolo de Encaminhamento para Cuidados Paliativos (PECP), uma ferramenta que categoriza pacientes oncológicos com base na urgência clínica, priorizando consultas em 90, 45 e 15 dias de acordo com a gravidade.
Objetivo e Método
Avaliar os fatores que influenciam os padrões de encaminhamento de pacientes com câncer avançado usando um protocolo de encaminhamento para cuidados paliativos. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo; dados de prontuários eletrônicos de pacientes com câncer que atendiam aos critérios de inclusão foram analisados usando três instrumentos: (1) Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Clínica do Paciente; (2) Questionário de Avaliação de Encaminhamentos por meio do PECP de acordo com o desempenho clínico; (3) Questionário de Avaliação de Encaminhamentos sem o protocolo PECP. As análises estatísticas utilizaram os softwares IBM-SPSS v.27.0, R v.4.3.2 e a biblioteca GGPLOT2, com significância definida em p<0,05.
Resultados
Foram identificados 1.492 prontuários; 323 foram randomizados (226 com PECP e 97 sem). Os pacientes encaminhados pelo PECP eram predominantemente mulheres, com ensino superior e o câncer digestivo constituía a especialidade médica primária. Os preditores para encaminhamento para CP incluíram emprego ativo, tratamento exclusivo para CP, KPS mais alto e grupo de desempenho amarelo. Os encaminhamentos realizados pelo protocolo foram mais detalhados e justificados.
Conclusão/Considerações finais
Intervenções direcionadas e iniciativas educacionais voltadas para provedores de saúde são necessárias para garantir acesso equitativo aos CP. O PECP demonstrou sua eficácia em agilizar os encaminhamentos e garantir acesso oportuno, enfatizando seu papel fundamental na prática clínica. Ensaios clínicos, longitudinais são necessários para validar a eficácia do PECP na prática clínica.
Referências
Paiva CE, Paiva BSR, Menezes D et al. Development of a screening tool to improve the referral of patients with breast and gynecological cancer to outpatient palliative care. Gynecologic oncology. 2020;158(1):153-7.
Hui D, Mori M, Watanabe SM et al. Referral criteria for outpatient specialty palliative cancer care: an international consensus. The Lancet Oncology. 2016;17(12):e552-e9.
Hui D, Kim SH, Roquemore J et al. Impact of timing and setting of palliative care referral on quality of end-of-life care in cancer patients. Cancer. 2014 Jun 1;120(11):1743-9. doi: 10.1002/cncr.28628.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Protocolo de Encaminhamento; Fatores relacionados
Área
Modalidades de atendimento
Instituições
Hospital de Câncer de Barretos - São Paulo - Brasil
Autores
BIANCA SAKAMOTO RIBEIRO PAIVA, GABRIELA CHIOLI BOER, BRUNA MINTO LOURENÇO, CARLOS EDUARDO PAIVA