X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A ODONTOLOGIA EM DIFERENTES MODALIDADES DE ATENDIMENTO EM UM SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS DE UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE

Apresentação do caso

São raros os relatos de cirurgiões-dentistas como integrantes de uma equipe interdisciplinar em Cuidados Paliativos. A Odontologia realiza ações preventivas, curativas e paliativas a fim de remover focos de infecção bucal e controlar sintomas orofaciais decorrentes das doenças de base e/ou de seus tratamentos. O foco é promover saúde bucal e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. O objetivo desse trabalho foi descrever o fluxo de atendimento odontológico e a experiência dos profissionais, nas esferas ambulatorial, domiciliar, interconsulta e enfermaria de um serviço de Cuidados Paliativos em um hospital público quaternário. Ele é organizado de acordo com a complexidade dos pacientes, de forma a priorizar o controle dos sintomas com o planejamento de procedimentos e seguimento odontológico, de acordo com o momento da história natural da doença de base. Além da integração de cada modalidade odontológica entre si e com o restante da equipe.

Discussão

A abordagem odontológica ocorre mediante busca ativa, identificação de demanda pela equipe e/ou solicitação de atendimento pelo paciente/familiar. O paciente é avaliado, assim como seu prontuário, e então o caso é discutido com a equipe interdisciplinar, no qual é elaborado um plano de cuidados único. Quando existe necessidade da realização de um procedimento, a equipe odontológica assiste o paciente em visita domiciliar, ambulatório de Odontologia, leito de internação ou centro cirúrgico, de acordo com o planejamento clínico. Para os cuidados com a higiene oral, é realizado o treinamento do cuidador e da equipe de saúde regularmente. Além da assistência, são desenvolvidas atividades de ensino junto aos residentes de Odontologia, que participam dos atendimentos. A interface entre as diferentes formas de atendimento ocorre através de comunicação via prontuário, discussão de caso em reuniões de equipe e chat de e-mail institucional.

Considerações finais

A sistematização do atendimento odontológico contribui para o controle precoce de sintomas orofaciais, planejamento clínico e tratamento eficiente, de modo a proporcionar ao paciente a melhora da saúde bucal e da qualidade de vida. REFERÊNCIA: Jales SMCP, Vilas Boas PD. Avaliação orofacial e tratamento odontológico. In: Manual da Residência de Cuidados Paliativos – abordagem multidisciplinar. 2a ed. Barueri: Manole; 2022. Capítulo 84.

Palavras Chave

Odontologia hospitalar; Qualidade de Vida; Cuidados Paliativos

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

PATRÍCIA DOMINGUES VILAS BOAS, BRUNA LUIZA ROIM VAROTTO, ANA CAROLINA PORRIO ANDRADE, RICARDO TAVARES CARVALHO, SUMATRA MELO COSTA PEREIRA JALES