Dados do Trabalho
Título
SALA DE SITUAÇAO EM SAUDE E CUIDADOS PALIATIVOS: ESTRATEGIA DE COLABORAÇAO ENTRE EQUIPES NO CUIDADO A PACIENTES PNEUMOPATAS COM MULTIPLAS NEOPLASIAS
Introdução
Introdução: A sala de situação em saúde (SDSS), ferramenta cujas informações são analisadas de forma sistêmica por uma equipe interdisciplinar, com visão integral, intersetorial e biopsicossocial, oferece base técnico-científica e aporte ao processo de tomada de decisão. Através da ferramenta supracitada, foi possível traçar um diagnóstico situacional de uma unidade de internação baseado no seguinte indicador de saúde: percentual de pacientes, que embora apresentem perfil de inclusão em cuidados paliativos (CP), não estão em acompanhamento pela equipe, a fim de fundamentar a intervenção.
Objetivo e Método
Objetivo: Aprimorar a colaboração e cooperação entre as equipes através de atividades de educação em saúde baseada na SDSS, com o intuito de fomentar a relevância do acompanhamento conjunto da equipe assistencial e de CP, de modo a ofertar aos pacientes os diversos tipos de cuidados disponíveis. Método: Intervenção de educação em saúde baseada na SDSS junto a profissionais assistenciais da unidade de pneumologia a fim de sensibilizar e potencializar o processo de encaminhamento dos pacientes com perfil de CP para acompanhamento concomitante.
Resultados
Resultados: A partir do indicador traçado, observou-se que dos 30 leitos operacionais, 20 eram ocupados por pacientes com perfil de inclusão nos CP, destes, 10% foram diagnosticados com metástases e sofriam diferentes tipos de neoplasias e múltiplas comorbidades associadas, sendo as mais prevalentes hipertensão (55%), diabetes (30%), doença pulmonar obstrutiva crônica (15%), desse total, apenas 50% eram acompanhados pela equipe de CP. Assim, a atividade de educação em saúde contou com a participação de 10 profissionais e objetivou o alinhamento entre as equipes assistencial e de CP, com foco a sensibilizar acerca da colaboração em saúde baseada nas necessidades dos(as) usuários(as) e elevar a qualidade de vida destes, isto é, cuidar além da cura, sendo esta possível ou não.
Conclusão/Considerações finais
Conclusão: A atividade de educação em saúde alinhada a SDSS se constituiu como estratégia de extrema valia para o processo de formação, capacitação, integração e cooperação profissional, além de se configurar em um instrumento potencializador da qualidade de vida dos(as) pacientes atendidos(as).
Referências
REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, Ceres; MARTINS, Mônica. Indicadores de desempenho no Sistema Único de Saúde: uma avaliação dos avanços e lacunas. Saúde em Debate, v. 41, p. 118-137, 2017.
Palavras Chave
Sala de Situação em Saúde; Cuidados Paliativos; Neoplasia
Área
Outras áreas
Instituições
Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes - Ceará - Brasil
Autores
JANARA PINHEIRO LOPES, ANA BEATRIZ ALVES DA SILVA, IANCA RABELO MOREIRA MARTINS, JÚLIA BATISTA RODRIGUES, KAROLYNE CHAVES SANTIAGO, LIA PINHEIRO DE LIMA