X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

INCLUSAO DOS CUIDADOS PALIATIVOS NO ATENDIMENTO AO PACIENTE INTERNADO POR AVC ISQUEMICO AGUDO

Introdução

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é importante causa de sequela e mortalidade possuindo associação com Cuidados Paliativos (CP). Este estudo é um braço da Dissertação do Mestrado de uma das autoras dentro do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Objetivo e Método

Descrever fluxograma para atendimento do paciente acometido por Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), com atenção aos CP durante seu internamento. Estudo observacional, longitudinal com abordagem mista. O projeto foi aprovado em dois Comitês de Ética e Pesquisa. A coleta de dados foi realizada em dois hospitais no ano de 2022, incluindo pacientes com AVCI agudo, familiares, médicos(as) e enfermeiros(as). Foi utilizado ficha de coleta de dados e entrevistas semiestruturadas. Os dados quantitativos foram analisados por meio do software SPSS e os qualitativos através do programa Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ).

Resultados

A coleta de dados ocorreu em 2022, com 76 participantes. A média de idade de pacientes foi de 72 ±13 anos e 52,6% do sexo masculino. A mediana do tempo de internação foi de 11 dias, sendo observado maior tempo naqueles com idade mais avançada e heterogeneidade no entendimento de CP entre os médicos(as) e enfermeiros(as). A análise dos dados gerou um fluxograma de atendimento, abordando: Reflexão, treinamento e revisão do conceito de CP entre os profissionais de saúde; Comunicação empática sobre quadro clínico, exames, tratamento e prognóstico ao paciente e familiar na admissão, 24h, 72h-96h, após 96h e na alta hospitalar, abordando fatos e evolução desde a admissão na emergência, período de internação e alta hospitalar; Comunicação alinhada entre profissionais; Sinalizações entre equipes e prontuário com alertas para abordagem de CP, como idade avançada, comprometimento funcional significativo e comorbidades relevantes.

Conclusão/Considerações finais

O AVC é súbito e transformador, podendo intervenções paliativas apropriadas gerar benefícios. O fluxograma pode ser uma ferramenta útil, pois reforça o Cuidados Centrado na Pessoa, melhorando a relação entre as pessoas envolvidas no cuidado. Mais estudos são necessários para abordar estratégias como esta de atendimento.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Linha de Cuidado do acidente vascular cerebral (AVC) no adulto, 2020.SOUZA, M. F. et al. Os benefícios gerados pelo cuidado centrado no paciente. Brazilian Journal of Development, v. 5, n.12, p. 29325–29327, 2019.

Palavras Chave

AVC; Acidente Vascular Cerebral; CuidadosPaliativos

Área

Modalidades de atendimento

Autores

LUCIANA OLIVEIRA NEVES, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM, MILENA SILVA AIRES LEAL, BENEVIDES JOSÉ SILVA SANTOS, STHEFANY LORRANY NEPOMUCENO SANTOS