Dados do Trabalho
Título
A IMPLEMENTAÇAO DO PASSEIO TERAPEUTICO, COMO TERAPIA COMPLEMENTAR EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DO RIO GRANDE DO NORTE: RELATO DE EXPERIENCIA DE UMA EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS PEDIATRICOS.
Introdução
Os cuidados paliativos pediátrico(CPP) focam na qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida. A internação do paciente crônico pode acarretar perda funcional e de qualidade de vida, em de delirium e regressões psíquicas dado a experimentação de diversas situações negativas, gerando um aumento da tensão e da ansiedade de crianças(1).
Objetivo e Método
O presente relato de experiência tem por objetivo relatar os benefícios do passeio terapêutico para as crianças que são assistidas pela equipe de CPP e descrever seu processo de construção.
Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, onde foram desenvolvidos um diário de campo com registro fotográfico e relatos de experiencia com passeio terapeutico ofertado a crianças acompanhadas pela equipe CPP do nosso serviço, no período setembro de 2023 a agosto de 2024.Os atores envolvidos no desenvolvimento dessas atividades foram: componentes da equipe CPP, residentes de pediatria e multiprofissionais. Para utilização das imagens, foi solicitado termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para uso de imagens.
Resultados
A equipe multiprofissional deu início ao passeio terapêutico em área externa do hospital que possui vista para o mar. Com a mudança no humor e no quadro clínicos dos pacientes, foi gerado o desejo de oferecer a experiência de passeios no ambiente extra-hospitalar. Devido à complexidade da doença e a alguns dispositivos invasivos conectados às crianças, por vezes, fez-se necessário mobilizar o transporte de UTI móvel. A equipe procurou ao máximo fazer com que esse momento de saída não traga dor ou desconforto ao paciente. Durante o período foram realizados vários passeios internos e 5 passeios externos(3 a praia, 1 ao cinema e 1 ao shopping). Observamos que esses momentos costuma ser requisitado pelas crianças e acompanhantes, de longa permanecia hospitalar, simbolizando boa aceitação da terapia. Segundo os profissionais foi observado uma melhora clinicamente, psicológica e uma melhor adesão ao tratamento após o início desse projeto.
Conclusão/Considerações finais
Por meio do presente estudo, pode-se perceber benefícios dos passeios terapêuticos, no que diz respeito a recuperação dos pacientes. Na literatura, a terapêutica ainda não é uma realidade, sendo um desafio sua implantação. Faz-se necessário mais estudos que possam mensurar os seus benefícios na recuperação de crianças hospitalizadas.
Referências
1. OLIVEIRA, GF; DANTAS, FDC; FONSECA, PN. O impacto da hospitalização em crianças de 1 a 5 anos de idade. Rev. SBPH, 2004, v. 7, n. 2, p. 37-54, dez.
2. Saúde. OM da. Palliative Care [Internet]. Genebra. 2020 [citado 11 de agosto de 2024]. Available at: https://www.who.int/fr/news-room/fact-sheets/detail/palliative-care
Área
Outras áreas
Instituições
Hospital Universitário Onofre Lopes - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
ANA LEONOR ARIBALDO MEDIEROS, ANA TERESA LEIROS AZEVEDO, BRUNA PATRICIA SOUZA LIMA, ANNICK BEAUGRAND, GABRIELA BEZERRA TEIXEIRA MARTINS, ROSÂNGELA FARIAS LIMA