Dados do Trabalho
Título
SINDROME DO INTESTINO CURTO E SUAS IMPLICAÇOES NO PACIENTE PEDIATRICO: UM RELATO DE CASO DE CUIDADOS PALIATIVOS NA PEDIATRIA
Apresentação do caso
Trata-se de paciente acompanhado durante mês no serviço de oncologia pediátrica em hospital de referência. Paciente masculino, 8 anos, foi admitido com sintomas obstrutivos por tumor desmoide abdominopélvico de rápida evolução, sendo submetido a laparotomia exploradora. Em razão às aderências, optou-se por colectomia extensa e confecção de ileostomia, com necessidade de nutrição parenteral, caracterizando síndrome do intestino curto. A criança evoluiu com náuseas e distensão abdominal por pancreatite associada, o que corroborou em jejum prolongado e humor deprimido. Ademais, os pais apresentavam negação frente ao diagnóstico ameaçador à vida e resistência às intervenções, como passagem de sonda, acesso central, e a dieta restrita.
Discussão
A síndrome do intestino curto ocorre por perda anatômica ou funcional de segmento intestinal com má absorção. O presente caso difere da epidemiologia pediátrica, comumente relacionada à enterocolite no período neonatal. Nesse contexto, o infante em idade escolar e a família apresentam angústias quanto ao prognóstico. A manutenção de ostomia de alto débito, nutrição parenteral e internação prolongada impactam a dinâmica familiar. Como implicações à realidade da criança, têm-se o absenteísmo escolar, dieta restrita e sintomas gastrointestinais, somados aos procedimentos invasivos recorrentes. Nesse ínterim, inserem-se os cuidados paliativos, como suporte ao indivíduo com doença grave, progressiva e ameaçadora à vida. O cuidado multidisciplinar por meio de reuniões familiares, apoio psicológico à família, educação em cuidados com a ostomia, além de minimizar intervenções desnecessárias, promoveu conforto no processo de aceitação diagnóstica.
Considerações finais
Por conseguinte, o estudo enfatiza o desafio dos cuidados paliativos em faixa pediátrica com intestino curto, que ainda carece de evidências no impacto à qualidade de vida. Para tanto, reitera-se o reconhecimento da visão integral do infante em seus aspectos biopsicossociais em idade escolar e adolescência, abrangendo o suporte à família.
MASSIRONI, Sara et al. Understanding short bowel syndrome: Current status and future perspectives. Digestive and Liver Disease, v. 52, ed. 3, 2020.
PORTUGAL, Ana Margarida Felício. O impacto da síndrome do intestino curto na qualidade de vida em idade pediátrica: uma revisão sistemática. Trabalho final de Mestrado Integrado em Medicina - Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 2021.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos Pediátricos; Síndrome do intestino curto; Qualidade de Vida
Área
Populações
Instituições
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - Ceará - Brasil
Autores
GABRIELA OLIVEIRA MUNIZ, THAIS OLIVEIRA SILVA