Dados do Trabalho
Título
PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS SOBRE O LUTO EM PACIENTES TERMINAIS NOS CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Os cuidados paliativos são um conjunto de terapias e práticas voltadas para pacientes com doenças crônicas ameaçadoras à vida, com pouca ou nenhuma possibilidade de cura. Esta especialidade da saúde reflete diretamente na mudança de paradigmas e de conceitos sobre o corpo, o adoecimento e a morte.
Objetivo e Método
Deste modo, o objetivo do presente estudo foi compreender o processo de luto em pacientes terminais em cuidados paliativos, na perspectiva de pacientes, profissionais e familiares. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, transversal, de cunho qualitativo, que contou com cinco profissionais de saúde paliativistas (nutricionista, médica, assistente social, enfermeira e psicóloga) em um hospital geral de ensino, pesquisa e extensão na cidade de Sobral, Ceará. Foram utilizados dois instrumentos: um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado, cujos dados foram analisados por meio de análise textual, com base na Análise de Conteúdo de Bardin.
Resultados
Organizados em três categorias, os resultados sinalizaram que: 1) “A compreensão sobre os cuidados paliativos” reflete o entendimento dos profissionais sobre esses cuidados, associando-os à diminuição do sofrimento e à melhoria da qualidade de vida durante o tratamento; 2) “A representação dos cuidados paliativos para pacientes e familiares, na perspectiva dos profissionais de saúde”, está relacionada ao fim da vida ou reflete uma ausência de conhecimento; e 3)” O processo de luto e as estratégias de enfrentamento”, segundo a perspectiva dos profissionais, envolvem angustia e sintomas depressivos e estratégias utilizadas por familiares e pacientes para lidar com o luto, como espiritualidade, negação, histórico de vida, recurso egóico e esperança.
Conclusão/Considerações finais
Constata-se que, diante da complexidade de uma doença sem possibilidade de cura e da adesão aos cuidados paliativos, os pacientes sofrem diferentes impactos, principalmente no âmbito emocional. Além disso, pacientes e familiares demonstram falta de conhecimento sobre a abordagem dos cuidados paliativos. No entanto, no processo de luto, emerge uma diversidade de estratégias de enfrentamento, com ênfase em recursos egóicos.
Referências
CHAVES, José Humberto Belmino et al. Cuidados paliativos: conhecimento de pacientes oncológicos e seus cuidadores. Revista Bioética, 2021.
CUNHA, José Henrique da Silva et al. Significados atribuídos à morte segundo a perspectiva de profissionais de saúde da área de oncologia. Revista Enfermagem UERJ, [s.l.], 2021.
PINTO, K. D. C.; CAVALCANTI, A. do N.; MAIA, E. M. C. Princípios, desafios e perspectivas do cuidado paliativo no contexto da equipe multiprofissional: revisão da literatura. Psicologia, Conhecimento e Sociedade, v. 10, n. 3, p. 151-172, 2020.
Palavras Chave
Luto; Cuidados Paliativos; Profissionais De Saúde
Área
Outras áreas
Autores
CAMILA MARIA DE OLIVEIRA RAMOS, MAIRLA MARIA ARAÚJO, GEÓRGIA MARIA MELO FEIJÃO