Dados do Trabalho
Título
CARACTERIZAÇAO DE DEMANDAS ENCAMINHADAS A UM SERVIÇO DE PLANTAO PSICOLOGICO A CUIDADORES E FAMILIARES DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS
Introdução
Introdução A especialidade dos Cuidados Paliativos tem como objetivo aprimorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam doenças ameaçadoras à vida, através da prevenção e alívio de sofrimento por meio de identificação precoce e manejo de problemas biopsicossociais e espirituais¹. A equipe mínima deve ser composta por médico, psicólogo, enfermeiro e assistente social, de maneira a abranger o sofrimento de forma multidimensional, estendendo o cuidado do diagnóstico ao enlutamento dos familiares. Neste contexto, o serviço de Psicologia deste hospital realiza semanalmente um Plantão Psicológico a Cuidadores e Familiares, recebendo encaminhamentos da equipe multiprofissional, com intuito de atender demandas pontuais e encaminhar para a rede.
Objetivo e Método
Objetivo Caracterizar os encaminhamentos recebidos pelo serviço de Plantão Psicológico a Cuidadores e Familiares de pacientes atendidos pela equipe de Cuidados Paliativos de um hospital público de São Paulo. Método Trata-se de um estudo transversal quantitativo descritivo com o intuito de caracterizar os encaminhamentos realizados neste serviço no período de março de 2023 a abril de 2024. Pesquisa aprovada sob o parecer CAAE nº 52253421.0.0000.0068
Resultados
Resultados Neste período, foram efetuados 41 encaminhamentos ao Plantão Psicológico pelos integrantes da equipe multiprofissional. Sobre o perfil dos pacientes, notou-se prevalência de doenças neurodegenerativas (54,8%), seguido de doenças crônicas, como falências orgânicas (38,1%) e oncológicas (7,1%). Sobressaiu a faixa etária maior de 70 anos (28,2%), seguido de 50-59 anos (20,5%) e 60-69 anos (15,4%). Referente aos cuidadores encaminhados, 35,7% eram filhos dos pacientes, 28,6% cônjuges, 23,8% pais e 8,5% tinham vínculos variados. Prevaleceu a idade de 40-49 anos (35%), seguido de 50-59 anos (25%). Acerca das demandas notadas pelos profissionais, prevaleceu a percepção de sobrecarga do cuidador e rede de apoio fragilizada.
Conclusão/Considerações finais
Considerações Finais A sobrecarga e desgaste do cuidador, refletida também na percepção de rede de apoio fragilizada, é demanda muito presente no acompanhamento longitudinal aos pacientes com doenças graves, e encaminhada em demasia ao setor de psicologia. Mas, por se tratar de fenômeno multidimensional, percebe-se ser necessário instrumentalizar a equipe para a coparticipação no cuidado.
Referências
Referência ¹HERMES, H.R.; LAMARCA, I.C.A. Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 2013.
Palavras Chave
Plantão Psicológico; Equipe Multiprofissional; Cuidadores
Área
Modalidades de atendimento
Autores
ALICE ALVES FERREIRA, ANA GABRIELA FRIGERI BARBOZA, RICARDO TAVARES CARVALHO, ANA BEATRIZ BRANDAO DOS SANTOS