Dados do Trabalho
Título
O DESEJO PELA MORTE EM AMBIENTE DOMICILIAR EM CASO RARO DE SARCOMA DE KAPOSI CONCOMITANTE A SINDROME DE CASTLEMAN
Apresentação do caso
Paciente masculino, 23 anos, natural e procedente de Fortaleza, desempregado, PVHA diagnosticado em dezembro/2020 com histórico de baixa adesão à TARV. Em 2021, recebeu o diagnóstico de Sarcoma de Kaposi (SK) e Síndrome de Castleman(SC). Iniciou quimioterapia (QT) apenas em abril/2022, mas interrompeu por efeitos colaterais. Apresentou, então, piora do padrão hematológico, lesão renal aguda e indicadores de pior prognóstico: SIDA avançada com SK disseminado e SC, albumina:1.8 g/dL, PPS 40%, PPI 4.5 e recebeu a indicação de Cuidados Paliativos(CP). O paciente referia ter relação harmoniosa com familiares, porém preferia não receber as visitas nosocomiais por receio de sobrecarregar os seus entes. Além disso, afirmava ter quadro depressivo e ansioso desde que recebeu o diagnóstico de PVHA, sofria com insônia e necessitava de medicamento para dormir. Exprimia que a maior dor era notar que sua vida tornou-se limitada devido ao seu quadro. Buscou-se evitar a obstinação terapêutica sem indicação de medidas invasivas. Em conversa com equipe de CP, foi decidido pelo foco terapêutico no conforto, sem indicação de QT, apenas com uso da TARV e tratamento de acometimentos potencialmente reversíveis. Posteriormente, a desospitalização tornou-se possível e era uma diretiva antecipada do paciente falecer em domicílio com familiares e amigos.
Discussão
O SK é uma neoplasia agressiva que ocorre em PVHA, enquanto a SC é uma
desordem linfoproliferativa policlonal rara. Tanto o SK, quanto a SC, são associados ao HHV-8, porém a ocorrência em concomitância é extremamente rara. Apenas 13% dos pacientes com SC desenvolvem SK, sendo que a sua ocorrência em concomitância é mais comum em PVHA.
Considerações finais
Assim, o paciente concretizou o fim do seu ciclo de vida em ambiente familiar com pessoas importantes para ele. Nesse caso, nota-se o papel dignificante do CP no processo de morte, conforme era desejado pelo paciente.
Referências:
DA ROSA NORONHA, I. et al. Sobrevida e Fatores Prognósticos de Pacientes com Sarcoma de Kaposi Atendidos em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 66, n. 3, 10 set. 2020.
DE, I. et al. DOENÇA DE CASTLEMAN MULTICÊNTRICA HHV-8 POSITIVA COMO PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO DE INFECÇÃO CRÔNICA POR HIV. The Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 26, p. 102123–102123, 1 jan. 2022.
AVCDS GASPARINE et al. DOENÇA DE CASTLEMAN ASSOCIADA A SARCOMA DE KAPOSI EM PACIENTE HIV + - RELATO DE CASO. Hematology Transfusion and Cell Therapy, 2022
Palavras Chave
sarcomadekaposi; Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida;
Área
Populações
Instituições
UFC - Ceará - Brasil
Autores
TAMMYLY GABRIELE SABINO SILVA DA COSTA, YURI NEYSON FERREIRA BRITO, GABRIEL HENRIQUE RODRIGUES TEIXEIRA, VITORIA TELES TORRES SILVA, ANA LIZ ALDERINA DE LIMA FURTADO, FRANCISCO MIKAEL ALVES MOTA