X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A AUTONOMIA DO PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS COM SARCOMA DE KAPOSI DISSEMINADO E TUBERCULOSE SEM TRATAMENTO ADEQUADO: RELATO DE CASO

Apresentação do caso

Homem, 35 anos, em situação de rua, usuário de substâncias psicoativas, pessoa vivendo com HIV/AIDS (PVHA) em abandono de tratamento há 6 meses, com Sarcoma de Kaposi disseminado e portador de tuberculose pulmonar sem tratamento, além de histórico de múltiplas internações prévias, com má adesão terapêutica e evasão. Apresentou-se ao serviço de emergência com lesão bolhosa purulenta e sanguinolenta em membro inferior esquerdo, associada a edema na região, tosse e febre de início recente. Foi internado em hospital com reintrodução de terapia antirretroviral (TARV), antituberculosa e indicado à retomada do tratamento oncológico em serviço especializado. Ao ser inicialmente avaliado por serviço de cuidados paliativos (CP), apresentou pergunta surpresa positiva e funcionalidade em declínio com escala de performance paliativa (PPS) em 40%, indicando um prognóstico ruim, porém apresentava expectativa por um futuro tratamento. Evoluiu com melhora do quadro e recebeu alta após 7 dias de internação com indicação de continuação de acompanhamento clínico.

Discussão

Uma das principais queixas de PVHAs próximo ao fim de vida é o sentimento de fardo para com os familiares, principalmente, pela grande redução da capacidade funcional, avaliada pela PPS e pelos sinais de progressão da doença. No caso em questão, a manutenção de terapias modificadoras de doença se tornava relevante pelo possível benefício da TARV associado à expectativa de melhora do paciente, além de postura contemplativa de mudança dos hábitos nocivos.

Considerações finais

No relato apresentado, demonstrou-se a importância dos CP no papel de conscientização do paciente quanto ao seu real estado de doença e no estímulo do princípio da autonomia, permitindo as decisões compartilhadas com o paciente tendo em vista a importância disso nos pacientes acometidos por doenças crônicas com complicações. REFERÊNCIAS: CARVALHO, Ricardo Tavares de; ROCHA, Juraci A.; FRANCK, Ednalda M.; et al. Manual da residência de cuidados paliativos: abordagem multidisciplinar. 2. ed. Barueri: Editora Manole, 2022. p. 370-378. HOUSKA, A.; LOUČKA, M. Patients’ Autonomy at the End of Life: A Critical Review. Journal of Pain and Symptom Management, v. 57, n. 4, p. 835–845, abr. 2019.

Palavras Chave

Autonomia no cuidado paliativo; sarcomadekaposi; doenças infectocontagiosas

Área

Outras áreas

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

MILENA SILVA AIRES LEAL , YURI NEYSON FERREIRA BRITO , LUCAS LIMA MENEZES ALBUQUERQUE , ANTONIO GUTIERRY NEVES DANTAS DE MELO , BEATRIZ FONTENELE FELIX, MANOEL ROBERTO FRANCO RAMOS NETO