X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

DIARIO DE AFETO: UM CONFORTO EMOCIONAL PARA MAES EM JORNADAS DE CUIDADOS PALIATIVOS PEDIATRICOS

Introdução

A presença da figura materna como acompanhante no cuidado de filhos internados é destacada na literatura e nas experiências profissionais, indicando a necessidade de suporte emocional especializado para essas mães (Pontes; Soares, 2023). A introdução do scrapbook como uma ferramenta terapêutica surge como um recurso de autoexpressão e conexão emocional, validado teoricamente e desenvolvido como um espaço de partilha de sentimentos (Vygotsky, 1989; Soares, 2020). O scrapbook, enquanto tecnologia cuidativa, promove a autoexpressão e o apoio emocional, possibilitando às mães registrar suas experiências de maneira criativa e significativa, aliviando o estresse e favorecendo o cuidado emocional (Silveira et al., 2023; Vygotsky, 1989). A expectativa é que o uso dessa ferramenta contribua para o bem-estar das mães, proporcionando um espaço de acolhimento e cuidado em um momento tão delicado da vida (OMS, 2018).

Objetivo e Método

Aprimorar o scrapbook a partir de elementos da teoria de Vygotsky.

Resultados

A tecnologia produzida na dissertação foi revisitada a partir de alguns pressupostos teóricos de Vygotsky. Segue página a página e a respectiva diretiva de cada uma. Optou-se em chamá-lo de diário para a mãe com o intuito de facilitar o entendimento do Scrapbook. Para o ato da entrega à mãe, pensou-se em pequeno texto para explicar o intuito da tecnologia e esclarecer as dúvidas, se houverem.
Querida mãe, esse diário ou livrinho de registros foi idealizado com o intuito de proporcionar-lhe um momento seu, pensando em seu cuidado emocional. Assim, você pode utilizar durante sua permanência no hospital em acompanhamento ao/a seu/sua filho/a. Ele trata de assuntos importantes sobre as emoções, os sentimentos, o dia-a-dia no hospital, mas deixando-a confortável e livre para expressar o que desejar. Sejam anotações, colagens, desenhos, lembranças, etc. Fique, inteiramente, à vontade para preenchê-lo da forma que achar melhor, inclusive anotando dúvidas e/ou preocupações que surgirem como lembrança para perguntar aos profissionais.

Conclusão/Considerações finais

O hospital torna-se um novo ambiente familiar para a mãe, que precisa adaptar-se à realidade e cultura do local, onde está com seu filho. Essa adaptação envolve aprender a se locomover pelos espaços, conhecer as regras da instituição e interagir com profissionais e outros familiares. O suporte do scrapbook pode ofertar um espaço de afeto em meio a esse processo, ajudando-a a se sentir acolhida e pertencente dentro de suas possibilidades e individualidades (Vygotsky, 1989).

Referências

Resolução nº 41/2018: Dispõe sobre as diretrizes para a organização dos cuidados paliativos, à luz dos cuidados continuados integrados, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cit/2018/res0041_23_11_2018.html.

Silveira et al in Cuidados paliativos: da clínica a bioética. volume 1 / organizadores Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo... [et al.]; editora executiva Concilia Ortona. -- São Paulo: Cremesp, 2023. Vários autores. Outros organizadores: Elio Barbosa Raimondi Belfiore, Jose Helio Zen Junior, Vanessa Souza Santana. p. 327.

Soares, E. S. Construção e validação de Scrapbook para mães de crianças Internadas e Paliadas. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Estadual do Ceará, 2020.

Soares, E.S, Pontes, E.S.S. Cuidados paliativos e relatos multiprofissionais. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2023/Jan). [Citado em 19/09/2023]. Está disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/cuidados-paliativos-e-relatos-multiprofissionais/18634

Vygotsky. L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989. (Originalmente publicado em 1978).

Palavras Chave

Cuidados Paliativos Pediátricos; mães; Tecnologia

Área

Outras áreas

Instituições

UECE - Ceará - Brasil

Autores

EVILANIA DE SOUZA SOARES, LUCIANA MARTINS QUIXADÁ, VERA LÚCIA MENDES DE PAULA PESSOA, ANA RUTH MACEDO MONTEIRO, ANA LUÍSA BRANDÃO DE CARVALHO LIRA, LUANA NUNES CALDINI