X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

SCRAPBOOK E A EXPRESSAO EMOCIONAL MATERNA: UMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA NO CONTEXTO HOSPITALAR

Apresentação do caso

O estudo busca aproximar o uso do scrapbook como tecnologia de expressão emocional para mães de crianças em cuidados paliativos. A adaptação do scrapbook foi baseada na teoria histórico-cultural de Vygotsky, cujo arcabouço enfatiza o papel da arte e da ludicidade na expressão de sentimentos profundos, mesmo em fases adultas. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, com foco nos conceitos de Vygotsky (1930, 1989), analisando como essa tecnologia pode facilitar a comunicação e a reflexão materna em um contexto hospitalar desafiador.

Discussão

Vygotsky (1978) defende que a ludicidade e a experiência estética ajudam na reorganização emocional, permitindo que as mães expressem sentimentos relacionados à hospitalização e à paliação de seus filhos. O scrapbook, como uma ferramenta mediadora, promove a autoexpressão livre das mães, auxiliando-as a lidar com o estresse emocional e a reorganizar suas percepções sobre a situação vivida. A teoria de Vygotsky valoriza a interação entre o sujeito e o ambiente, reconhecendo a importância dos instrumentos culturais no desenvolvimento humano. A linguagem, principal instrumento de mediação, permite que as mães registrem suas experiências, reflitam sobre elas e compartilhem suas emoções de forma não verbal.
Por fim, o uso do scrapbook como tecnologia de expressão pode atuar como uma ferramenta de apoio emocional, proporcionando um espaço seguro para as mães externalizarem seus sentimentos, contribuindo para sua resiliência e enfrentamento diante dos desafios emocionais que surgem no ambiente hospitalar.

Considerações finais

Como estudo em andamento, a pesquisa ainda não tem as considerações ou resultados finais. Ou seja, como o scrapbook pode contribuir para o cotidiano dessas mães que lidam com a dupla jornada de mãe e acompanhante hospitalar do filho internado e em cuidados paliativos pediátricos? Este estudo propõe o uso do scrapbook como tecnologia para a expressão emocional das mães de crianças internadas e em cuidados paliativos, fundamentado na teoria de Vygotsky. A abordagem qualitativa explorada com o scrapbook pode facilitar a externalização de sentimentos e a reorganização emocional ou afetiva dessas mães. A ludicidade e a arte, segundo Vygotsky, são fundamentais para a expressão subjetiva e a adaptação às mudanças. Ao permitir que as mães registrem de forma livre (colagens, desenhos, memórias) e reflitam sobre suas experiências, o scrapbook visa atuar como uma ferramenta mediadora de apoio emocional em um contexto desafiador: o hospitalar.

Palavras Chave

Scrapbook; Vygotsky; Contexto hospitalar

Área

Outras áreas

Autores

EVILANIA DE SOUZA SOARES, LUCIANA MARTINS QUIXADÁ, VERA LÚCIA MENDES DE PAULA PESSOA, ANA RUTH MACEDO MONTEIRO, ANA LUÍSA BRANDÃO DE CARVALHO LIRA, LUANA NUNES CALDINI