Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO TEMPO DE ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM NEOPLASIA DE PULMAO METASTATICA PARA A UNIDADE DE DOR E CUIDADOS PALIATIVOS DE UM HOSPITAL REFERENCIA EM ONCOLOGIA
Introdução
O câncer de pulmão é a doença com maior taxa de mortalidade e taxa de sobrevida em 5 anos de 18%. Cerca de 16% dos cânceres de pulmão são diagnosticados precocemente e a taxa de sobrevida em 5 anos pode chegar até 56% (INCA, 2022). Uma das vantagens do encaminhamento precoce de pacientes com câncer de pulmão metastático é a melhoria da qualidade de vida que pode ser atribuída ao paciente e uma melhor alocação de recursos médicos prestados a estes pacientes, uma vez que estes cuidados são intensivos e de alto custo (TEMEL et al., 2010). Cuidados paliativos são ofertados aos pacientes com este perfil de doença cujos sintomas são bastante intensos a fim de proporcionar uma melhoria do bem-estar e qualidade de vida ao paciente terminal por meio da redução dos sintomas, suporte psicológico, apoio na tomada de decisões e maior eficiência na utilização de recursos médicos (FERRIS et al., 2009; LEVY et al., 2009). Contudo, para que os cuidados paliativos sejam eficientes, eles precisam ser adotados aos pacientes precocemente.
Objetivo e Método
O objetivo do estudo foi analisar o tempo entre o diagnóstico metastático de câncer no pulmão e o encaminhamento destes pacientes para a equipe de cuidados paliativos em uma unidade de referência nacional em cuidados paliativos. Foram analisados o número de pacientes encaminhados à unidade de cuidados paliativos entre janeiro de 2023 e junho de 2024 diagnosticados com neoplasia maligna de pulmão metastático. Ainda, foram coletados as datas de diagnóstico da doença metastática e datas dos encaminhamentos para a equipe de cuidados paliativos afim de analisar o tempo médio de encaminhamento destes pacientes.
Resultados
Entre janeiro de 2023 a junho de 2024 foram encaminhados para a equipe de cuidados paliativos 81 casos de pacientes com neoplasia maligna de pulmão metastático. Foi observado que o tempo médio entre o diagnóstico da doença metastática e o encaminhamento para a equipe de cuidados paliativos foi de cerca de 30 semanas tempo este, superior ao preconizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) de até 8 semanas.
Conclusão/Considerações finais
O encaminhamento precoce de pacientes diagnosticados com neoplasia maligna de pulmão metastático para a equipe de cuidados paliativos pode trazer benefícios significativos, como maior sobrevida, melhor controle dos sintomas e melhoria na qualidade de vida, devido à intervenção precoce.
Referências
FERRIS, F. D.; BRUERA, E.; CHERNY, N.; CUMMINGS, C.; et al. Palliative cancer care a decade later: accomplishments, the need, next steps—from the American Society of Clinical Oncology. Journal of Clinical Oncology, v. 27, n. 18, p. 3052-3058, 2009.
INCA – INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Câncer de pulmão. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pulmao (2022).
LEVY, M. H.; BACK, A.; BENEDETTI, C.; BILLINGS, J. A.; et al. NCCN clinical practice guidelines in oncology: palliative care. Journal of the National Comprehensive Cancer Network: JNCCN, v. 7, n. 4, p. 436-473, 2009.
TEMEL, J.; GREER, J. A.; MUZIKANSKY, A.; GALLAGHER, E. R.; et al. Early palliative care for patients with metastatic non–small-cell lung cancer. New England Journal of Medicine, v. 363, n. 8, p. 733-742, 2010.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Câncer de Pulmão; Diagnóstico precoce
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
PRISCILA VINHAL GRUPIONI, NATALIA VINHAL GRUPIONI, LETÍCIA MOYA VENDRAMINI, JULIANA SANTOS OLIVEIRA VICTOR