Dados do Trabalho
Título
ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO NO PROCESSO DE LUTO EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Introdução
Os cuidados paliativos (CP) enquanto uma abordagem que busca proporcionar a melhor qualidade de vida possível ao paciente e sua família diante de uma doença ameaçadora à vida, para além de tratar a dor física, envolve prestar suporte psicossocial, emocional e espiritual no processo de adoecimento, terminalidade e luto, sendo a experiência desse, vivenciada de forma particular e subjetiva, mas que possui impacto significativo na vida do indivíduo enlutado (WHO, 2018).
Objetivo e Método
Sistematizar estudos sobre CP que abordam as estratégias de enfrentamento por pacientes, familiares e cuidadores no processo de luto.
Trata-se de uma revisão de literatura realizada nas seguintes bases de dados: Pubmed, Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando os descritores “palliative care”, “bereavement” e “coping strategies", que foram combinados com o operador booleano AND. Como critérios de inclusão foram selecionados artigos integrais e gratuitos, publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol que abordam estratégias de enfrentamento do luto em CP. Artigos de revisão e literatura cinzenta foram excluídos.
Resultados
As buscas resultaram em 397 estudos, dos quais 9 foram considerados elegíveis para esta amostra. Os resultados apresentam enquanto estratégias a resolução de problemas através das relações interpessoais e da religiosidade/espiritualidade, assim como criação de obras de artes dos cuidadores com seus filhos diante do contexto dos CP pediátricos. Soma-se a isso, a biblioterapia a qual é apontada como uma ferramenta que possibilita encontrar outras estratégias capazes de fornecer suporte no enfrentamento contínuo.
Conclusão/Considerações finais
Sendo assim, observar-se que as estratégias de enfrentamento foram influenciadas pelas conversas relacionadas à morte e os significados atribuídos à ela, assim como pelas implicações do processo de finitude. As intervenções voltadas à reconstrução do significado do luto foram apontadas como essenciais para ajudar os sujeitos a recuperarem o senso de significado e propósito, favorecendo o fortalecimento das estratégias de enfrentamento. Desse modo, compreendemos que é necessária a realização de mais pesquisas que explorem as intervenções que são eficazes diante do processo de luto em CP.
Referências
World Health Organization. (2018). Integrating palliative care and symptom relief into responses to humanitarian emergencies and crises: a WHO guide.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Luto; Estratégias de enfrentamento
Área
Outras áreas
Autores
AKALINY ARAÚJO MARTINS, BÁRBARA TEIXEIRA NEGREIROS, BRUNA RIBEIRO SILVA