Dados do Trabalho
Título
PROMOÇAO DOS CUIDADOS PALIATIVOS NA OPTICA DOS PROFISSIONAIS RESIDENTES
Introdução
Introdução: Cuidado Paliativos (CP) é reconhecido mundialmente como uma prática integral de cuidados de saúde, para pacientes com doenças crônicas e/ou potencialmente fatais, que visa aliviar o sofrimento psicológico, físico, espiritual do paciente e/ou familiar, por meio de intervenções e ações que proporcionem medidas de conforto e alívio da dor.
Objetivo e Método
Objetivo: Descrever o conhecimento dos profissionais residentes sobre a promoção dos CP. Método: Trata-se do recorte de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, intitulado ‘’Percepção de Residentes sobre Cuidados Paliativos”, realizado em um município, no interior da Bahia. A população do estudo foi composta por 21 profissionais, residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência, Emergência e UTI. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada, entre os meses de março a julho de 2023. Os dados foram processados pelo Software Interface de R pour les Analyses Multimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) e analisados a partir da interface da Classificação Hierárquica Descendente. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob parecer de nº: 5.743.676.
Resultados
Resultados: Por meio da análise lexical, o conteúdo foi categorizado em 5 classes. Para o estudo em questão utilizou-se a classe 5, denominada “Cuidados paliativos: o saber fazer” que representa 24,65% do corpus total. Os termos mais representativos para a classe, foram: ‘“Vida’’, ‘“Família’’, ‘“Conforto’’, ‘“Acolher’’, “Necessidade’’, ‘“Dignidade’’ e “Desejo”. As falas que emergiram dessa classe revelaram questões relacionadas à forma como os profissionais traçam as suas condutas visando não somente o paciente, mas englobando a família e a todos que fazem parte de sua convivência. Com vista a realização de uma prática integral os profissionais tentam promover a dignidade do paciente através do conforto, acolhimento às necessidades e realização dos desejos.
Conclusão/Considerações finais
Infere-se que os profissionais residentes compreendem a promoção dos CP, sob a perspectiva da promoção de ações baseadas no conforto, acolhimento e realização dos desejos. Contudo, salienta-se a importância das atividades de educação permanente nos estabelecimentos de saúde e nas instituições de ensino, para que todos os profissionais promovam uma assistência que ofereça os CP aos pacientes.
Referências
Organização Mundial de Saúde. WHO Definition of Palliative Care. Geneva: WHO; 2021. Disponível em: https://www.who. int/cancer/palliative/definition/en/. Acesso em:
28 de agosto de 2024.
Volpin, M. C., Ferreira, E. L., Eduardo, A. A., & Bombarda, T. B. Ensino sobre cuidados paliativos nos cursos da área de saúde: apontamentos sobre lacunas e caminhos. Diálogos Interdisciplinares, v. 11, n. 1, 140-153, 2022.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; conhecimento; Formação profissional em saúde
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Bahia - Brasil
Autores
RANNA GABRIELE SAMPAIO DA CONCEIÇÃO, JULIANA DA SILVA OLIVEIRA, DAIANE BRITO RIBEIRO, WASHINGTON DA SILVA SANTOS, ROBERTA BARROS DE MIRANDA, JULIANA COSTA MACHADO