Dados do Trabalho
Título
Competências, Intervenções e Modelos de Cuidado na Prática da Psicologia em Cuidados Paliativos Pediátricos
Apresentação do caso
O cuidado paliativo pediátrico (CPP), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (2022), se define como cuidado integral prestado à criança ou adolescente. Os critérios para elegibilidade em CPP incluem o diagnóstico de doenças limitantes e ameaçadoras à vida, sendo essencial profissionais da psicologia terem as competências para um melhor manejo e cuidado para o bem-estar desse paciente. Objetiva-se identificar as competências necessárias, as principais intervenções e os modelos de cuidados aplicados na prática da psicologia em PPC para otimizar o suporte oferecido às crianças, adolescentes e rede de apoio. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com busca na base de dados PubMed, a partir da equação de busca composta pelos descritores em inglês “psychologist”, “pediatric palliative care” e "interventions" utilizando os operadores booleanos OR e AND. Foram incluídos artigos em inglês e português, publicados entre 2022 e 2024. Foi realizada a leitura de todos os artigos disponíveis após aplicada a equação de busca, sendo selecionados 5 artigos que abordassem o tema.
Discussão
A análise dessas produções revelou diferentes perspectivas que se complementam na identificação de competências, intervenções e modelos de cuidado necessários ao psicólogo em CPP. Evidenciam-se como necessárias competências relacionadas à comunicação, apropriadas ao desenvolvimento e que visem facilitar intervenções com paciente, família e equipe diante do cenário de adoecimento. Surgem como principais aspectos, capacidade para compartilhar conhecimentos e opiniões com diferentes áreas do saber e articular estes saberes em prol da construção de um modelo de cuidado centrado na pessoa, bem como necessidade de domínio sobre conceitos e técnicas de abordagem social e espiritual. As intervenções baseiam-se na promoção de autonomia, avaliação do estado psíquico, estratégias de elaboração das situações difíceis e métodos que proporcionem maior compreensão do diagnóstico, de acordo com a singularidade de cada sujeito.
Considerações finais
Em vista disso, destaca-se a importância da assistência psicológica de qualidade, que priorize o cuidado humanizado para o processo de elaboração desse cuidado. Além disso, compreende-se a importância do psicólogo ter a capacidade de colaborar com a equipe multidisciplinar, a fim de demonstrar uma prática flexível e sensível de acordo com as circunstâncias de cada paciente, melhorando a qualidade de vida das crianças e o suporte às suas famílias em contextos desafiadores.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos Pediátricos; psicologia; Competências
Área
Modalidades de atendimento
Autores
JÚLIA MARIA MARTINS DA SILVA, LAVINIA ROCHA DOS SANTOS NONATO, ISABEL REGIANE CARDOSO DO NASCIMENTO, ILVANA LIMA VERDE GOMES