Dados do Trabalho
Título
TRATAMENTO BIOPSICOSSIAL NOS CUIDADOS PALIATIVOS PEDIATRICOS: UMA REVISAO SISTEMATICA
Introdução
INTRODUÇÃO: O diagnóstico terminal tem grande impacto emocional na experiencia de vida das pessoas. Lidar com o tratamento na terminalidade pode ser extremamente difícil, sendo necessária uma atenção que envolva o cuidado físico e também, espiritual. E, no caso dos cuidados paliativos pediátricos (CPP) é ainda mais delicado.
Objetivo e Método
OBJETIVO: Refletir sobre a essencialidade do tratamento biopsicossocial no CPP, compreendendo a atuação da interdisciplinaridade em situações de diagnóstico de doenças limitantes a vida de crianças e adolescentes, de maneira a melhorar a qualidade de vida desses. MÉTODO: Trata-se de um resumo científico, do tipo revisão sistemática. A metodologia realizada utilizou da análise da literatura existente, por meio da busca de artigos feita no mês de agosto de 2024 publicados nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e SciELO. Utilizou-se como descritores: “cuidados paliativos” e “pediatria”. Utilizou-se como padrões de inclusão: publicações dos últimos 5 anos, focados em CPP, com uma visão biopsicossocial, idioma inglês e português.
Resultados
RESULTADOS: A pesquisa revelou a importância do cuidado interdisciplinar, como a garantia à dignidade à vida aos pacientes em condições terminais, e discutiu sobre os princípios que regem os cuidados paliativos: solidariedade, humanização e equidade. O apoio da família foi designado como um dos fatores de prioridade, visto simbolizar a relevância a nível de cuidado psicológico, social e espiritual, significando compaixão e segurança. Foi observado, também, que o objetivo do CPP é promover um bem-estar geral, minimizando o sofrimento e com o máximo de plenitude possível, adequando os tratamentos a realidade intrínseca de cada jovem.
Conclusão/Considerações finais
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O tratamento terminal em menores se faz delicada, com a necessidade de estratégias que amparem os hábitos e medos dos pacientes e garantam um processo de menor sofrimento para estes, assim como o manejo de expectativas e frustrações envolvidas no luto, com acréscimo da equipe interdisciplinar capaz de exercer tais ações, visando plenitude biopsicossocial das crianças e adolescentes. Assim sendo, o CPP compreende uma grande estratégia de autoconhecimento e ressignificação para o paciente e para família, sendo ela parte fundamental no tratamento.
Referências
ALBUQUERQUE, Y.L.; LAMY, Z.C.; GOMES, C.M.R. P.; LIMA, S. F. Expectativas de famílias de crianças elegíveis para cuidados paliativos. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 34, 1-24, 2024.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos Pediátricos; Pediatria;
Área
Modalidades de atendimento
Autores
MARINA LIVIA PORTELA DOS SANTOS, IVNA FELICE SILVA MATOS, JOÃO LUCAS ARAÚJO ALCOFORADO, SHERYDA RAYNNA NOBRE GUEDES DOS SANTOS, NATHALIA CAMILLA MACIEL JENKINS, MARIA AUXILIADORA FERREIRA ARAUJO