X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS E LIMITAÇAO DE SUPORTES: PERFIL DOS PACIENTES E SUAS APLICAÇOES EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.

Introdução

Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desempenha um papel crucial no manejo de pacientes críticos, enfrentando frequentemente o dilema entre a recuperação da saúde e o reconhecimento da refratariedade terapêutica sem perspectivas de cura. Com a nova Resolução Cremesp nº 355, de 23 de agosto de 2022, a prática de limitar intervenções de suporte artificial de vida em condições terminais ganhou um quadro normativo reforçado.

Objetivo e Método

Objetivo: Este estudo busca investigar os fundamentos empregados para restrição de medidas invasivas ou para implementação de cuidados paliativos, perfazendo uma caracterização detalhada dos pacientes internados na UTI por especialidade médica e motivo de admissão, em um cenário sem protocolos específicos pré-estabelecidos. Método: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa, com a análise dos prontuários de pacientes admitidos na UTI adulto de um hospital oncológico em Barretos-SP, de janeiro a setembro de 2024. O estudo envolveu uma amostra estimada de 90 pacientes, todos com permanência superior a 24 horas na unidade.

Resultados

Resultados: Até o momento, 81 dos 90 pacientes previstos foram avaliados. A idade média encontrada foi de 63 anos, com uma predominância do sexo masculino. Notou-se que pacientes de clínica médica são predominantemente elegíveis para restrição de medidas invasivas ou iniciação de cuidados paliativos, comparativamente aos pacientes cirúrgicos. Entre as especialidades, a neurocirurgia e a gastroenterologia (digestivo baixo) apresentaram maior frequência de pacientes nesse perfil. A maioria das decisões por limitação de suporte ou cuidados paliativos foi iniciada pela equipe da especialidade médica envolvida, frequentemente sem a inclusão de uma equipe multiprofissional no processo decisório. Além disso, não se aplicaram escalas ou ferramentas formais para a avaliação do prognóstico ou estado clínico dos pacientes.

Conclusão/Considerações finais

Considerações Finais: Embora as UTIs estejam mais predispostas a enfrentar decisões sobre limitações de suporte artificial de vida, o processo decisório revela-se complexo e é substancialmente influenciado tanto por critérios objetivos quanto por elementos de subjetividade inerentes à prática médica.

Referências

CORRÊA DA COSTA RIBEIRO, Sabrina et al. Cuidados Paliativos no Paciente Crítico.
2. ed. [S. l.]: Manole, 2023. 688 p. ISBN 9786555768817.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Limitação de Suporte; Terapia Intensiva

Área

Outras áreas

Instituições

Hospital de Amor de Barretos - Fundação Pio XII - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA CLARA TELES CABANELAS MACEDO, MAISA GUIMARÃES DE CASTRO PEREIRA, IZABELA BARBIERI DEL FAVERO