Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA MODALIDADE DE TELECONSULTA POR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR APOS DESOSPITALIZAÇAO DE PACIENTES ONCOLOGICOS DA UNIDADE DE DOR E CUIDADOS PALIATIVOS DE UM HOSPITAL REFERENCIA EM ONCOLOGIA
Introdução
A telemedicina é uma ferramenta que vem sendo utilizada de forma estratégica na área da saúde para promover saúde por meio do uso de tecnologias digitais e telecomunicações e fornecer um ambiente seguro ao paciente, evitando que ele seja submetido a deslocamentos e expostos às aglomerações em unidades assistenciais (HANCOK et al., 2019; CALTON et al., 2020; PINTO et al., 2023). Pinto et al. (2023) identificaram de forma subjetiva em sua unidade de saúde avaliada que as teleconsultas foram eficazes no controle do número de demandas de serviços de pronto atendimento e/ou de internações hospitalares na unidade de saúde.
Objetivo e Método
O objetivo do estudo foi analisar o serviço de telemedicina implantado como ferramenta adicional para uso da equipe multidisciplinar nos cuidados paliativos de pacientes oncológicos na alta pós hospitalar.
METODOLOGIA: Foi solicitado autorização da Diretoria Regional de Saúde para cadastro dos teleatendimentos com médicos, enfermeiros e assistentes sociais em uma unidade de referência nacional em cuidados paliativos. As teleconsultas foram realizadas pela equipe de assistência social após a alta hospitalar dos pacientes entre janeiro de 2023 e junho de 2024. Os dados obtidos foram anotados em prontuário eletrônico do hospital juntamente com os dados de óbitos e as falhas de contato telefônico.
Resultados
Durante o período analisado, foram realizados 531 teleconsultas, com taxa de 20% de óbitos e índice de absenteísmo de 6% sendo este, inferior ao reportado no ano anterior (8%). Entretanto, nos meses de julho e dezembro de 2023, os serviços de teleconsultas não foram realizados de forma eficiente em função de desafios enfrentado pela equipe de trabalho no quadro de colaboradores que inviabilizaram a coleta adequada destes dados. O índice de sucesso obtido neste estudo foi de 77%, indicando que a modalidade de teleconsulta têm sido uma ferramenta eficaz na assistência prestada ao paciente em cuidados paliativos pela equipe multidisciplinar.
Conclusão/Considerações finais
Os serviços de telemedicina têm demonstrado benefícios no suporte aos pacientes oncológicos em cuidados paliativos pois além de oferecer um suporte emocional ao paciente e suas famílias, permite que a equipe multidisciplinar tenha um acompanhamento mais efetivo quanto ao monitoramento e gestão de sintomas e cuidados junto aos pacientes na alta pós hospitalar.
Referências
HANCOCK, S.; PRESTON, N.; JONES, H.; GADOUD, A. Telehealth in palliative care is being described but not evaluated: a systematic review. BMC palliative care, v. 18, p. 1-15, 2019.
CALTON, B.; ABEDINI, N.; FRATKIN, M. Telemedicine in the time of coronavirus. Journal of pain and symptom management, v. 60, n. 1, p. e12-e14, 2020.
PINTO, C. D. S.; BORSATTO, A. Z.; VAZ, D. C.; et al. Telemedicina em Cuidados Paliativos Oncológicos: um Legado da Pandemia. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 69, n. 1, p. 142698, 2023.
Palavras Chave
Telemedicina; Cuidados Paliativos; Equipe multidisciplinar
Área
Modalidades de atendimento
Autores
PRISCILA VINHAL GRUPIONI, NATALIA VINHAL GRUPIONI, MARINA DANTE, LETÍCIA MOYA VENDRAMINI, JULIANA DOS SANTOS DE OLIVEIRA VICTOR