X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

ATUAÇAO DO PSICOLOGO EM CUIDADOS PALIATIVOS DE UM PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL NA PRATICA DA INTERCONSULTA

Introdução

Os cuidados paliativos são prestados de forma especializada em diversas modalidades de atendimento, sendo uma delas a Interconsulta. Almeja-se que esta seja composta por equipe interdisciplinar, cujo papel é responder, de maneira integrada, à equipe solicitante por meio de um cuidado biopsicossocial espiritual aos pacientes e familiares. Para isso, é priorizado o controle de sintomas, alívio do sofrimento e a construção compartilhada do plano de cuidados frente às condições clínicas que ameaçam a continuidade da vida. Destaca-se a importância do psicólogo na equipe interconsultora, haja vista seu papel na compreensão e assistência às vivências e perdas associadas ao processo de adoecimento, morte e luto¹.

Objetivo e Método

Objetivo: Descrever a prática realizada pelas residentes de Psicologia enquanto parte da equipe de Interconsulta do serviço de Cuidados Paliativos em um Hospital-Escola de São Paulo. Os pedidos de Interconsulta a este serviço são atendidos por psicólogos, médicos, odontólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, que se propõem a atuar de forma integrada e colaborativa, portanto, interdisciplinar.
Método: Estudo transversal quantitativo descritivo, em que os dados foram coletados por meio de registros de atendimentos do serviço de Psicologia no período de Janeiro a Julho de 2024. Conteúdo aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição.

Resultados

Nesse período, foram registrados 513 atendimentos psicológicos categorizados em 6 modalidades, sendo: 25,15% Atendimento em Equipe; 23,98% Individual ao Familiar; 23,59% Individual ao Paciente; 9,94% tanto Reunião Familiar quanto Atendimento Conjunto ao Familiar e Paciente; e 7,41% Teleatendimento ao Familiar.

Conclusão/Considerações finais

Foi observado a importância do cuidado especializado da Psicologia realizado aos familiares e pacientes de maneira individual. Entretanto, os dados analisados demonstraram preponderância da modalidade Atendimento em Equipe, corroborando o caráter integrativo e multidimensional inerente a prática da Interconsulta em Cuidados Paliativos.

Referências

Manual da residência de cuidados paliativos: abordagem multidisciplinar/editores Ricardo T. Carvalho [et al.]. - 2. ed. - Santana de Parnaíba [SP] : Manole, 2022.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos Interconsulta; Piscologia; Equipe Interdisciplinar de Saúde

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA PURKOT DUMITRU, INGRID CAVANHA GABRIEL, SARA BEATRIZ FIORANTI DE SOUZA, ANA BEATRIZ BRANDÃO DOS SANTOS, RICARDO TAVARES DE CARVALHO