X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A VISITA DOMICILIAR COMO FERRAMENTA NA TRANSIÇÃO DO CUIDADO ONCOLÓGICO

Apresentação do caso

O câncer é um problema de saúde complexo e exige assistência integral ao paciente, principalmente no que se refere à transição do cuidado entre o ambulatório de quimioterapia e o domicílio. Embora, a vivência no domicílio seja positiva, é essencial que as informações sobre a doença e terapêuticas sejam transmitidas de forma clara. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pela equipe multiprofissional utilizando a visita domiciliar como ferramenta na transição do cuidado oncológico. Realizado em uma clínica privada de oncologia no Rio Grande do Sul, entre outubro de 2021 a junho de 2024. Neste período foram realizadas 85 visitas domiciliares a pacientes com diferentes tipos de neoplasias, predominando pacientes com câncer de mama e gastrointestinal. Durante as visitas, a enfermeira oncológica identificou as principais queixas dos pacientes, sendo a dor e inapetência as mais citadas. A partir disso, foram realizadas intervenções multiprofissionais, como orientações para reconhecimento de sinais e sintomas de agravamento clínico, uso de medicamentos e orientações gerais sobre alimentação, em alguns casos encaminhamento para nutricionista ou consulta médica. As orientações foram realizadas levando em consideração as particularidades de cada paciente e família, a fim de facilitar a compreensão das informações.

Discussão

Atualmente a qualidade da transição do cuidado tem sido utilizada como um dos componentes para avaliação de desempenho dos serviços de saúde. A garantia de transições seguras e eficientes de serviços ambulatoriais para o domicílio tem sido foco de interesse de pesquisadores e gestores de saúde no âmbito internacional. Sendo assim, a visita domiciliar é uma importante ferramenta na transição do cuidado que permite a realização da educação em saúde para pacientes oncológicos e familiares. Possibilita um atendimento individualizado e humanizado, garantindo uma extensão da qualidade do cuidado que é realizado durante a quimioterapia. Esse propósito foi implementado pelo acompanhamento por telefone, pela visita domiciliar e agendamento de consultas após a alta, com obtenção de resultados positivos

Considerações finais

Desse modo, relatar essa prática fornece informações para aperfeiçoamento e organização das atividades assistenciais. Ressalta-se a importância de estudos sobre a temática, já que é considerada uma estratégia que pode amparar a concretização de sistemas integrados de saúde.

Palavras Chave

TRANSIÇÃO DO CUIDADO; VISITA DOMICILIAR; Oncologia

Área

Modalidades de atendimento

Instituições

CLÍNICA DE ONCOLOGIA E HEMATOLOGIA DAS MISSÕES - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

KELLY CRISTINA MELLER SANGOI, DEISI RAQUEL VOLZ, JULIANA GEIST, DARA BRUNNER BORCHARTT, KAMILA FRANCINE SIMÕES MATOS