X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLINICO-EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES HOSPITALIZADOS EM CUIDADOS PALIATIVOS EM HOSPITAL REFERENCIA EM CARDIOLOGIA NA REGIAO AMAZONICA

Introdução

A região norte ainda é uma das mais carentes no que tange ao número de serviços em cuidados paliativos quando comparada ao restante do Brasil. Embora as doenças cardiovasculares sejam as que mais requeiram tal abordagem, a área de cuidados paliativos não-oncológicos tem sido desbravada de modo progressivo, mas ainda lentificado [1,2].

Objetivo e Método

Traçar o perfil clínico-epidemiológico de pacientes atendidos pela Comissão de Cuidados Paliativos em hospital de referência em cardiologia do estado do Pará.
Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo, transversal e retrospectivo, no primeiro ano de implantação da Comissão de Cuidados Paliativos em instituição de referência em Cardiologia, na região Norte do Brasil, com dados do período de novembro de 2023 a agosto de 2024, coletados e organizados em tabelas e exibidos em forma de frequência, média e mediana, utilizando o Microsoft Excel.

Resultados

A casuística foi de 126 pacientes, sendo o perfil epidemiológico identificado: 56% do sexo feminino e 44% do sexo masculino; cor parda (80%), brancos (16%) e pretos (3%); a mediana foi 75 anos de idade (0-97 anos); as religiões predominantes foram católica (47%) e protestante (33%); a maioria procedente da região metropolitana (65%). Em relação ao perfil clínico, houve maior prevalência de doenças cardiovasculares com 82% (doença arterial coronariana, arritmias, doenças valvares, aneurisma, doença arterial obstrutiva periférica), infectocontagiosas e renais, ambas com 39%; doenças neurológicas (AVEi, delirium, síndromes demenciais, etc.) acometeram 19%; doenças respiratórias (DPOC, fibrose, etc.), 13%; oncológicas, 7%; psiquiátricas (psicose, transtornos de humor), 2% e outras (síndrome pós uti, doenças endócrinas, doenças hematológicas), 26%.

Conclusão/Considerações finais

A região Norte do Brasil ainda carece de serviços de cuidados paliativos, mas o hospital de referência em cardiologia no Pará tem avançado, especialmente no cuidado a doenças não-oncológicas, como as cardiovasculares. Com pacientes predominantemente idosos, de cor parda e com múltiplas comorbidades, a expansão desses serviços é essencial. O processo é gradual, e a ampliação do atendimento é necessária para cobrir áreas mais distantes e atender adequadamente a demanda crescente, tanto no âmbito hospitalar como ambulatorial.

Referências

1. Silva RR, Massi GA. Trajetória dos Serviços de Cuidados Paliativos no Brasil: aspectos históricos e atuais. Research, Society and Development. 2022 Aug 21;11(11):e222111133545.
2. Avelino RP, Dias IMAV, Rosa F. Cuidados Paliativos em Cardiologia. Tempus – Actas de Saúde Coletiva. 2018 Dec 4;12(1).

Palavras Chave

perfil epidemiológico; Cuidados Paliativos; Amazônia

Área

Populações

Instituições

Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Pará - Brasil

Autores

MARIA PINHEIRO DA COSTA, SIMONE DOS SANTOS ABRAÃO PAMPOLHA, CARLA HELENA XAVIER WANDERLEY ROCHA, ELENILDE MATOS DIAS DO CARMO, PATRÍCIA BARBOSA DE CARVALHO, LUANA DA SILVA FREITAS