X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A EDUCAÇAO PERMANENTE COM RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS COMO FORMA DE PROMOÇAO DA PERSPECTIVA PALIATIVISTA EM CONDUTAS NO HOSPITAL GERAL

Introdução

Práticas paliativas especializadas devem ser articuladas com capacitação profissional contínua, sendo essa prerrogativa um dos pilares dos cuidados paliativos.

Objetivo e Método

Esse trabalho objetiva relatar a experiência de educação permanente paliativista com residentes de programa multiprofissional. Tomou-se como base as vivências de um psicólogo em sua trajetória de especialização. As profissões que compõem o programa de residência relatado são: psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem e serviço social.

Resultados

Inicialmente, foi promovido curso de nivelamento com os residentes abordando conceitos, políticas e condutas em saúde, dentre elas, os cuidados paliativos. A partir disso, os profissionais foram inseridos nos setores do hospital, em conjunto com a realização de seminários teóricos e aulas expositivas semanalmente. Cada profissional ficou responsável por articular uma temática de sua área com o cenário paliativista em apresentação semanal, assim como a coordenação do grupo promovia as aulas com profissionais de referência nacional nessa especialidade. Para além desses encontros, os setores de enfermaria e de ambulatório de cuidados paliativos promoveram discussões de caso multiprofissional semanalmente e tinha como proposta a apresentação de articulação teórico-profissional em aula expositiva pelos residentes inseridos no serviço, sendo possível abordar temas como: diferentes tipos de composição familiar e os sofrimentos desse contexto; os fenômenos da hospitalização e o manejo psicológico; cuidados farmacológicos da dor; dentre outros. Especificamente com os residentes de psicologia da instituição, inseridos em múltiplos programas de residência, ocorreram encontros semanais para estudo de caso, apresentação de artigo científico e elaboração de seminário temático.

Conclusão/Considerações finais

Os residentes de psicologia do programa de cuidados paliativos conseguiram abordar essa temática com aqueles provenientes de outros programas, havendo um retorno positivo desse momento quanto a importância do contato com condutas psicológicas paliativas, sendo possível sua expansão para outros setores do hospital. Assim, compreende-se que a educação permanente se tornou ponto-chave para ampliar a prática profissional e construir conhecimento científico com base paliativista.

Referências

CEZAR, V.S. et al. Educação Permanente em Cuidados Paliativos: uma Proposta de Pesquisa-Ação. J. res.: fundam. care. v. 11, p. 324-332, 2019.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Educação Permanente; Residência Multiprofissional

Área

Outras áreas

Instituições

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil

Autores

LUIZ HENRIQUE COELHO SIQUEIRA TEIXEIRA, MARIA EDUARDA CHAVES MENDONÇA GALVÃO, JOSENE FERREIRA BATISTA, MARA DAIANA PAIXÃO ALENCAR, NAHÃMI CRUZ LUCENA