Dados do Trabalho
Título
PERFIL DE PACIENTES ONCOLOGICOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE ONCOLOGIA CLINICA
Introdução
O tratamento das neoplasias malignas é complexo, multidisciplinar e depende do seu estadiamento clínico, das características patológicas do tumor e de fatores preditivos e prognósticos
Objetivo e Método
O presente estudo tem o objetivo de caracterizar os pacientes internados em uma Unidade de Oncologia Clínica de um hospital universitário no ano de 2020, segundo variáveis sociodemográficas, clínicas e indicadores de assistência à saúde. Método:Trata-se de um estudo epidemiológico, de abordagem quantitativa, de delineamento transversal retrospectivo, do tipo descritivo, com a coleta de dados em 555 prontuários de saúde. CEP da instituição proponente, com CAAE: 36066720.3.0000.5440.
Resultados
Houve predomínio de pacientes oncológicos do sexo masculino, idade média de 55,6 anos, com tumor local extenso ou invasão linfática regional extensa, e metástase; 54,2% dos pacientes eram considerados como cuidados paliativos. Do total dos motivos de internações, 8,4% foram classificados como cuidados de fim de vida, 9% tiveram como condição de alta o óbito. No que tange ao atendimento multiprofissional, a Terapia Ocupacional atingiu maior cobertura de atendimentos, seguidos da Nutrição, Odontologia e Psicologia. Quanto aos indicadores de saúde, o risco de queda foi classificado como alto e o de desenvolvimento de lesão por pressão como intermediário. O grau de complexidade assistencial foi intermediário.
Conclusão/Considerações finais
O conhecimento do perfil das internações hospitalares pode fornecer subsídios para melhoria dos indicadores de saúde e incremento da qualidade assistencial, auxiliando a equipe multiprofissional no planejamento da assistência integral e segura ao paciente oncológico. A baixa incidência da documentação e abordagem de cuidados paliativos no cenário da doença oncológica metastática, aponta para a necessidade de rediscussão das políticas institucionais e do plano terapêutico do paciente, respaldadas nas Políticas Públicas, com vistas ao atendimento das necessidades integrais, com foco na qualidade de vida e dignidade.
Referências
MANZAN, L. O. et al. Levels of care complexity classification of patients in an oncology hospital. Esc Anna Nery, v. 26, n. e20210450, 06 maio. 2022.
Palavras Chave
Oncologia; Cuidados Paliativos; Assistência
Área
Populações
Autores
LARISSA BOMBARDA DIAS, FLÁVIA FERNANDA LUCHETTI RODRIGUES BARACIOLI, ISABELLA BARBARA DE SOUZA AMADEU, MANOELA GIANINI LUIZ, PEDRO CESAR CONDELES, HELENA MEGUMI SONOBE