Dados do Trabalho
Título
DESOSPITALIZAÇAO: A ESCOLHA DO LUGAR ONDE MORRER E O DESEJO DA DESPEDIDA – RELATO DE CASO
Apresentação do caso
P.P.R.S, 31 anos, com diagnóstico clínico de câncer de mama e metástases óssea e hepática. Na sua última internação, um pedido diferente: o desejo de sair do hospital e ir para sua casa ver seu cãozinho. A equipe responsável pela continuidade do acompanhamento no domicílio foi chamada até o hospital e no dia seguinte a alta foi articulada. P. estava ainda mais grave do que no dia anterior. Ajustes foram feitos para controle de sintomas e para que ela ficasse o mais confortável possível (ela sabia que estava morrendo). E seu cãozinho também, afinal não saiu do seu lado. Entrou em processo ativo de morte no dia seguinte. E foi à óbito. Estávamos lá. A equipe responsável por seu atendimento no domicílio, seus pais e sua avó. O seu cãozinho, não. Tinha sido levado embora na noite anterior. Não seria fácil. Para nenhum dos dois. Mas seu desejo foi cumprido. Os dois puderam se despedir. E ela pode partir.
Discussão
Para que haja segurança no processo de desospitalização de um paciente em Cuidados Paliativos em fase de fim de vida, são necessárias a articulação e a incorporação de programas que integrem tais cuidados fortalecendo a humanização e a integralidade da assistência, especialmente quando um desejo nessa fase está envolvido. O desejo de se despedir dos seus vínculos de afeto permite que suas falhas não sejam consideradas de grande importância em retrospecto e que estes vínculos permaneçam neles como boas lembranças após sua morte.
Considerações finais
Muitas vezes não se toca na questão dos desejos na fase final da vida com o intuito de que o paciente não se frustre com uma possível não realização, mas é justamente a abordagem desse tema que pode permitir que a pessoa consiga pensar a respeito e expressar o que tem vontade de fazer, preparando-se para isso. Ao tomar conhecimento da possibilidade de morte, o paciente tende a rever suas prioridades e valores. A equipe deve procurar entender e satisfazer desejos dentro das possibilidades, desde que de forma segura.
Silva SMA. Os cuidados ao fim da vida no contexto dos cuidados paliativos. Revista Brasileira de Cancerologia 2016 [citado 02 dez 2023];62(3):253-257. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/site/arquivos/n_62/v03/pdf/08-artigo-opiniao-os-cuidados-ao-fim-da-vida-no-contexto-dos-cuidados-paliativos.pdf
Souza IC, et al. Perfil de pacientes dependentes hospitalizados e cuidadores e familiares: conhecimento e preparo para as práticas do cuidado domiciliar. REME Rev Min Enferm. 2014; 18(1): 164-172.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; DESOSPITALIZAÇAO; Fim de vida
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Autores
CAMILA DATT ARAUJO, ANA PAULA MANIERO SOUZA SORCE, ANDERLI MARANGONI VALENTIM DINIZ