Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇAO EM SAUDE PARA CUIDADOS PALIATIVOS: UMA EXPERIENCIA DE CRIAÇAO DO INSTITUTO PALIATIVO
Introdução
Considera-se Educação em saúde um processo de ensino e aprendizagem direcionado à promoção da saúde, onde o profissional assume o papel de educador e mediador, propondo estratégias e oferecendo caminhos que possibilitem mudanças com impacto positivo na saúde das pessoas e/ou comunidades. No entanto, na complexidade dos cuidados paliativos oncológicos, faz-se necessário que os profissionais de saúde desenvolvam atividades educativas com pacientes e familiares, acolhendo suas necessidades de forma que haja redução do sofrimento e promoção da qualidade de vida.
Objetivo e Método
Relatar a experiência da criação do Instituto PaliAtivo, o qual visa a educação em saúde sobre cuidados paliativos, para profissionais de saúde, pacientes e seus familiares.
Trata-se de um relato de experiência, descritivo e qualitativo, com a finalidade de apresentar a importância dos Cuidados Paliativos como abordagem que se inicia com o diagnóstico, desmistificando que é apenas destinada para o fim de vida, a partir de uma comunicação empática, compassiva e acolhedora, mudando o ecossistema do cuidado.
Resultados
Em 2019, uma cuidadora e mãe de uma paciente de 10 anos com câncer (neuroblastoma) passou a conhecer os cuidados paliativos, reconhecendo seu potencial de aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida tanto da paciente quanto da família. Observou-se, contudo, uma lacuna de informações sobre essa abordagem entre os profissionais de saúde e nos serviços disponíveis. Motivada pela experiência, especializou-se na área e, em junho de 2023, fundou o Instituto PaliAtivo, com o propósito de disseminar a prática dos cuidados paliativos.
O instituto produz materiais educativos, como vídeos e textos, compartilhados em redes sociais com mais de 2.300 seguidores. Além disso, promove palestras em hospitais, universidades, e eventos. Entre as principais ações estão: o I Simpósio do Instituto PaliAtivo, entrevistas em emissoras de TV, I Treino Solidário do Instituto PaliAtivo e a participação na Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Cuidados Paliativos no Congresso Nacional. Em 2024, foi lançado o Projeto Escutar, em parceria com uma universidade de João Pessoa, com atuação em hospital filantrópico, e um curso online sobre cuidados no fim de vida.
Conclusão/Considerações finais
Apesar da escassez de serviços especializados, o Instituto PaliAtivo tem promovido educação em saúde sobre cuidados paliativos, gerando impacto positivo ao compartilhar práticas humanizadas e integradas, fortalecendo a conscientização em diversas etapas do tratamento.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? - 1. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.
Palavras Chave
Educação em Saúde; Cuidados Paliativos; Experiência
Área
Outras áreas
Instituições
INSTITUTO PALIATIVO - Paraíba - Brasil
Autores
PATRÍCIA DA SILVA FERREIRA, SARAH XAVIER VASCONCELOS DE FIALHO RODRIGUES, ELMA GALDINO BRANDÃO, MARIA DO CARMO CLEMENTE MARQUES FIGUEIREDO, MAYARA FURTADO SILVA BEZERRA