Dados do Trabalho
Título
INTERVENÇAO PSICOLOGICA EM FAMILIARES DE UMA PACIENTE DE CUIDADOS PALIATIVOS EM PROCESSO ATIVO DE MORTE
Apresentação do caso
Paciente de 80 anos, viúva, mãe de 5 filhos e provedora de sua família, devido à estabilização do quadro clínico, foi transferida da Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de infectologia do município de Fortaleza para a enfermaria. Doente arterial coronariana e com infecção urinária, apresentava-se em processo ativo de morte. Após uma semana, foi solicitada a assistência da equipe de cuidados paliativos do hospital, que atuava principalmente no manejo da dor intensa. A paciente faleceu em meio à visita familiar, onde estava presente, pela primeira vez desde a internação, uma neta que representava importante laço de afeto com a mesma. Durante a hospitalização, a presença da neta foi evitada ao máximo pelos familiares que a compreendiam como uma figura potencialmente desestabilizadora, por apresentar comportamento ansioso. Diante da morte constatada, ela se mostrou muito abalada emocionalmente.
Discussão
A equipe psicológica atuou em todo o processo com os familiares. Anteriormente ao processo de morte, preparando-os para a partida inevitável da paciente, promovendo facilitação de comunicação entre os familiares-equipe e incentivando trocas de afeto entre família-paciente. Intervindo no momento do óbito, ofertando nessa fase de sofrimento, acolhimento, escuta ativa e formas de enfrentamento. A neta citada anteriormente, apresentou grande angústia e momentos de fragilidade, portanto, foi preciso um manejo mais específico com técnicas psicológicas, buscando estabilizar suas emoções e pós óbito, ofertando apoio psicológico.
Considerações finais
Com base na situação vivenciada pelos familiares que presenciaram a dor objetiva e subjetiva sentida pela paciente, foi adequado à intervenção dos cuidados paliativos para o alívio do sofrimento não somente da paciente, mas dos familiares. A abordagem da equipe de psicologia foi fundamental para a redução dos impactos emocionais, permitindo o cuidado atento e eficaz dos familiares durante todo o processo, com suporte psicológico, inclusive no momento do óbito e do pós-óbito.
Referências:
LUCENA, Líllian Lisboa de. Cuidados paliativos na terminalidade: revisão integrativa no campo da psicologia hospitalar. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17421. Acesso em: 14 set. 2024.
PIMENTA, Sofia; CAPELAS, Manuel Luís Vila. A abordagem do luto em cuidados paliativos. Cadernos de Saúde, v. 11, n. 1, p. 5-18, 2019. Disponível em: https://journals.ucp.pt/index.php/cadernosdesaude/article/view/7247. Acesso em: 13 set. 2024.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida; Psicologia hospitalar; Luto complicado
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Escola de Saúde Pública do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
WILLIANE REBECA TAVARES DO NASCIMENTO, FRANCISCO JACKSON PEREIRA ALVES, RAISSA RUANA MATIAS DE LIMA