X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

FATORES ASSOCIADOS A MORTALIDADE DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS DOMICILIARES

Introdução

Introdução: Os cuidados paliativos (CP) são um componente essencial de uma abordagem holística, abrangente e centrada no paciente com uma doença que limita a vida. O início precoce dos CP tem sido associado a melhores resultados no final da vida, tais como melhoria da qualidade de vida, redução do sofrimento e melhor gestão dos sintomas.

Objetivo e Método

Objetivo: Analisar os fatores associados com óbito de pacientes em CP acompanhados pelo Serviço de Atendimento Domiciliar de um Hospital da cidade de Fortaleza. Método: Pesquisa observacional de coorte retrospectiva. Os dados foram coletados através da análise de banco de dados do serviço, contendo informações dos pacientes acompanhados no período de janeiro/2023 a julho/2024. Foram excluídos pacientes que não estavam em CP e aqueles com tempo de acompanhamento inferior a 30 dias. Os indivíduos foram divididos em dois grupos de acordo com a ocorrência de óbito no período do estudo e foi realizada uma comparação entre os grupos, utilizando teste t de Student para comparar variáveis numéricas e teste de qui-quadrado para variáveis categóricas. P < 0,05 foi considerado estatisticamente significativo.

Resultados

Resultados: No período de acompanhamento, o serviço atendeu 278 pacientes em cuidados paliativos e 102 (36,7%) morreram, sendo 41 (40,2%) no domicílio e 61 (59,8%) no hospital. A comparação dos pacientes de acordo com a ocorrência de óbito evidenciou que a média de idade foi maior nos pacientes que morreram (67,8 ± 21,9 vs 52,3 ± 27,5, P<0,001) e o tempo médio de permanência foi menor (463,5 ± 680 vs 1033 ± 965, P<0,001) quando comparado com os pacientes que não morreram. Além disso, a mortalidade foi
maior nos pacientes oncológicos (P<0,001), em uso de sonda nasoenteral (P<0,001), com suplementação de oxigênio (P=0,03), sem traqueostomia (P=0,007) e sem ventilação mecânica (P<0,001). Não houve associação das demais variáveis estudadas com mortalidade (gênero, procedência, uso de dispositivo urinário e lesão por pressão).

Conclusão/Considerações finais

Conclusão: Maior média de idade, menor tempo médio de permanência, diagnóstico de câncer, dieta por sonda nasoenteral,
suplementação de oxigênio, ausência de traqueostomia e de ventilação mecânica associaram-se a uma maior mortalidade nesse grupo de pacientes em CP domiciliares.

Referências

Murmann M, Manuel DG, Tanuseputro P et al. Estimated mortality risk and use of palliative care services among home care clients during the last 6 months of life: a retrospective cohort study. CMAJ. 2024;196(7):E209-E221.

Palavras Chave

Palavras-chave: cuidados paliativos; assistencia domiciliar; mortalidade

Área

Populações

Instituições

HGWA - Ceará - Brasil, UFAL - Alagoas - Brasil

Autores

AMÁBILI COUTO TEIXEIRA DE AGUIAR, MARIA ZENAIDE DIAS RIBEIRO PONTE, DANIELLA BEZERRA DUARTE, JAMES NOBRE DE SENA, CELIANE TEIXEIRA DA SILVA, DANIEL DE SOUSA BARBOSA NOGUEIRA