Dados do Trabalho
Título
MONITORIA ACADEMICA EM CUIDADOS PALIATIVOS: CASO EXITOSO
Apresentação do caso
Respaldada em lei, essa estratégia, a monitoria acadêmica, prevista nos projetos pedagógicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de graduação, mediante a atuação de monitores em práticas e experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam articulação entre teoria e prática e integração curricular. Oportuniza ao graduando atitudes autônomas perante o conhecimento, assumindo, com maior responsabilidade, o compromisso de investir em sua formação. A monitoria tende a ser representada como uma tarefa que solicita competências do monitor para atuar como mediador da aprendizagem dos colegas, conta com a dedicação, o interesse e a disponibilidade dos envolvidos (Batista & Frison, 2009). O programa de monitoria é uma estratégia que a autora utiliza na sua disciplina de Cuidados Paliativos (CP) desde início ano letivo de 2024. A disciplina iniciou-se como eletiva na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) desde 2021 e atualmente é obrigatória desde 2023 em consonância com a atual resolução 265 do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC, 2022. A monitoria tem desempenhado um papel crucial na formação acadêmica além de aumentar a visibilidade e “status” acadêmico da disciplina entre os outros docentes e entre discentes. OBJETIVO: Relatar as reflexões e ações da docente da disciplina de Cuidados Paliativos (CP) da graduação médica de uma Instituição de Ensino Privada vivenciadas durante a realização das atividades de monitoria
Discussão
A disciplina realizou aulas expositivas dialogadas acerca de temas como: manejo da dor no paciente em finitude, utilização de planos de cuidado em assistência paliativa, uso de fármacos no tratamento de dor, nas quais a monitoria é encorajada a protagonizar diálogos com a docente. Logo em seguida foram aplicados pós testes utilizando ferramentas de aprendizagem tipo Socrative e Kahoot. Essas ferramentas utilizadas tornam o aprendizado mais dinâmico . Ferramentas interativas
em sala de aula podem enfrentar resistência inicial do docente por necessidade de treinamento adequado para uma utilização eficaz, porém se mostrou uma experiência pessoal e coletiva bastante prazerosa. Foram também desenvolvidas simulações tipo “role play” com ajuda e iniciativa da monitoria com casos fictícios de pacientes em finitude.
Considerações finais
A experiência de monitoria na disciplina de cuidados paliativos (CP) foi altamente satisfatória para o desenvolvimento de senso de liderança e habilidades interpessoais para discentes e docente.
Palavras Chave
Graduação Médica; Cuidados paliativos Bioética Ensino Médico Competências
Área
Outras áreas
Instituições
Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP - Pernambuco - Brasil
Autores
PAULA MACHADO RIBEIRO MAGALHAES, ISABEL REBECCA MELO ALBINO