Dados do Trabalho
Título
ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLOGICOS EM PROCESSO ATIVO DE MORTE SOB A OTIMA DA TEORIA DE FINAL DE VIDA PACIFICO
Introdução
Nos cuidados paliativos (CP) observa-se diversas noções frequentemente envolvidas na prática clínica, como o processo ativo de morte, que apresenta duração variável, podendo ser de horas ou dias, conforme a doença de base. Caracterizado pela exacerbação de sintomas prévios e/ou o surgimento de novos, necessita de uma abordagem direcionada as demandas do paciente. Nesse contexto, a Teoria Final de Vida Pacífico (TFVP), apresenta a proposta de melhorar a qualidade de vida e atingir um fim de vida pacífico, relacionando as intervenções de enfermagem e resultados específicos.
Objetivo e Método
Objetivo: Descrever a experiência durante a atuação de enfermagem ao paciente em cuidados paliativos em processo ativo de morte sob a ótima da teoria de final de vida pacífico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência durante o cenário de prática de enfermeiros integrantes da residência multiprofissional em cuidados paliativos realizado na clínica de cuidados paliativos oncológicos de um hospital de referência em oncologia.
Resultados
A TFVP é baseada em cinco pilares: não ter dor, experienciar conforto, dignidade e respeito, proximidade com pessoas importantes e estar em paz. Nesse sentido, o enfermeiro (a), juntamente com a equipe multiprofissional, realiza a avaliação contínua da dor, bem como outros sintomas relacionados, considerando a sua intensidade e frequência, atentando-se para a eficácia da analgesia realizada e demais condutas farmacológicas e não farmacológicas. O conhecimento acerca do uso de opióides e demais medidas torna-se essencial para o melhor direcionamento do cuidado. A avaliação das alterações da pele, nutricionais, fisiológicas e neurológicas, cuidados com sondas e drenos, manejo de feridas oncológicas e/ou lesão por pressão são importantes devido o impacto na qualidade de vida do paciente. Os pilares de conforto, dignidade e respeito e estar em paz, também estão associados ao manejo adequado dos sintomas, assim como a abordagem dos aspectos psicológico, sociais e espirituais que influenciam diretamente no bem estar. Além disso, proporcionar a proximidade de pessoas importantes nessa fase, quando possível e necessário, possibilita a resolução de problemas familiares que também contribuem para o bem estar do paciente.
Conclusão/Considerações finais
A TFVP possibilita a oferta da assistência direcionada, juntamente com a avaliação da eficácia das medidas de forma continua, podendo evitar a obstinação terapêutica e maior sofrimento ao paciente.
Referências
Zaccara AAL, Batista PSS, Vasconcelos MF, et al. Contribuições da Teoria Final de Vida Pacífico para Assistência de Enfermagem ao Paciente Em Cuidados Paliativos. Rev Fun Care Online.2020. jan./dez.; 12:1247-1252.
Palavras Chave
assistência de enfermagem; teoria de final de vida pacífico; processo ativo de morte
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
Hospital Ophir Loyola - Pará - Brasil
Autores
DANDARA DE FÁTIMA RIBEIRO BENDELAQUE, KAMILLE MARTINS DE OLIVEIRA , MARIA MARGARIDA COSTA DE CARVALHO , DAYARA DE NAZARE ROSA DE CARVALHO