X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

LEITURA DE CONTOS DE FADAS CLASSICOS PARA ALIVIO DO SOFRIMENTO DE PACIENTE TERMINAL: RELATO DE EXPERIENCIA

Apresentação do caso

Paciente do sexo feminino de 87 anos, agricultora aposentada, com diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes mellitus insulinodependente, dislipidemia mista, doença renal crônica (DRC), episódio depressivo leve e artrose no joelho direito. Apresentou indicação de terapia dialítica pela nefrologia, todavia, possuía diretivas antecipadas de vontades claras sobre a não aprovação de terapias invasivas e internação hospitalar, desejando morrer em sua residência e com sua família. Apresentava PPS 60, estando lúcida e orientada, com prejuízos na deambulação e no autocuidado ao iniciar a paliação. Foi acompanhada por sua geriatra em consonância com seu neto, médico generalista, apoiados pelas discussões do caso e pelas teleconsultas, para evitar o deslocamento excessivo da paciente. Na evolução da doença, a paciente expressou apatia e desconforto psicológico e emocional ao deparar-se com sua terminalidade. Nesse cenário, optou-se pela leitura de contos de fadas clássicos nos períodos da tarde, momento que relatava maior solidão e angústia existencial, com melhora progressiva do humor até atingir PPS 20. Conforme a evolução do quadro, deliberou-se pela redução de medicações. Faleceu em sua casa, conforme seu desejo, cercada por sua família e livre de dor em suas últimas horas.

Discussão

A Literatura, assim como as demais expressões artísticas, favorece o manejo de sentimentos e de situações que perpassam a vida humana, inclusive a morte. Pela leitura de contos de fadas clássicos, dada a capacidade dessas histórias de estimular a imaginação, a comunicação e o enfrentamento corajoso de adversidades, criou-se uma via de acolhimento e de autopercepção, com recursos metafóricos, para melhor compreensão da terminalidade vivida pela paciente. Ademais, o momento de leitura também possibilita a interação entre o leitor e a paciente, minando a solidão no período crítico vivenciado de iminência da morte.

Considerações finais

Dentro dos Cuidados Paliativos, as alternativas terapêuticas não farmacológicas, como a literatura, mostram potencial crescente para promover o bem-estar dos pacientes, reduzindo o sofrimento daqueles que mostram dores para além do corpo. A partir dessa experiência, sugere-se maior investimento de escolas médicas e hospitais públicos e privados na difusão dessas práticas concomitantes ao tratamento convencional, a fim de abarcar o alívio da dor em sua totalidade.
Referências: TROVO, M. M. Finitude e cuidados paliativos no envelhecimento. 2a ed. São Paulo: Editora Senac, 2024.

Palavras Chave

Leitura de Contos de fadas para idosos; Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida; Terapia não farmacológica em cuidados paliativos

Área

Controle de sintomas e qualidade de vida

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

RUAN DE FREITAS AQUINO, RAUL DE FREITAS AQUINO, CAROLINE MARY GURGEL DIAS FLORENCIO, IASMIM DE SOUSA PINHEIRO, TIAGO ARAÚJO PINHO, ANA CLARA SALES E SOUZA