Dados do Trabalho
Título
A INFLUENCIA DA ALIMENTAÇAO DE CONFORTO NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ONCOLOGICOS EM CUIDADOS PALIATIVO
Introdução
Cuidados paliativos é uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares frente às doenças que ameaçam a vida. Durante o tratamento oncológico os pacientes apresentam comumente sintomas como disfagia, disgeusia, odinofagia e xerostomia, podendo afetar diretamente a nutrição e a hidratação do paciente, mas também prejudicando a segurança alimentar e diminuindo o prazer associado às refeições. Essas dificuldades comprometem todas as experiências socioculturais que a alimentação pode oferecer ao indivíduo.
Objetivo e Método
O objetivo do estudo é analisar a influência da alimentação de conforto na qualidade de vida de pacientes em cuidados paliativos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde incluiu estudos publicados nos últimos 5 anos nas bases de dados PubMed, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram selecionados artigos completos e de livre acesso publicados em inglês e português. Foi utilizado os descritores "palliative care", "comfort food”.
Resultados
Dos 9 artigos encontrados, 5 foram considerados para a análise. Os 4 estudos restantes foram excluídos por serem duplicados ou não atenderem aos critérios de inclusão para o tipo de estudo. Após a leitura e análise dos artigos selecionados foi visto em ambos que a alimentação além de ser essencial para adequação do estado nutricional e controle de sintomas associados à doença, possui papel de conforto emocional e bem-estar para o paciente e seus familiares.
Conclusão/Considerações finais
Observou-se que os alimentos possuem relação associado ao prazer e conforto alimentar, pois respeita a autonomia do paciente e de sua família, com isso, essa abordagem complementa outras medidas terapêuticas, contribuindo significativamente para a promoção da qualidade de vida do paciente oncológico em cuidados paliativos.
Referências
MARINHO, Letícia de Rezende; CARVALHO, Viviane Lemes da Silva. Significados da alimentação em fim de vida: diferença para o paciente e o cuidador. Brazilian Journal Of Development, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 11142-11169, mar. 2023. South Florida Publishing LLC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n3-149.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Conforto do Paciente; terapia nutricional
Área
Controle de sintomas e qualidade de vida
Instituições
ESCOLA DE SAÚDE PUBLICA DO CEARÁ - Ceará - Brasil
Autores
KAMILLA MORAIS DOMINGOS BARROSO, CLEONISSE BORGES SILVA MAGALHÃES, JANAINA SILVA DE MELO, MARCOS EBER FERREIRA ROGÉRIO, SUZANA CARLA FERREIRA SOUZA, SAMYLLA LOUISE LIMA BARBOSA