X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

A Formação dos Estudantes de Medicina em Comunicação de Más Notícias: Revisão Integrativa

Introdução

Introdução: A comunicação de más notícias é uma habilidade essencial para a formação do médico, o qual frequentemente precisa transmitir diagnósticos graves ou prognósticos desfavoráveis aos pacientes e suas famílias. Apesar disso, a formação acadêmica dos estudantes de medicina frequentemente não os prepara para essa tarefa complexa no futuro, o que pode gerar dificuldades na prática clínica.

Objetivo e Método

Objetivos: Avaliar os métodos utilizados nas universidades para aprimorar a comunicação de más notícias pelos estudantes de medicina, identificando quão preparados eles estão para exercer essa habilidade no futuro.
Metodologia: Buscas sistemáticas sobre a formação acadêmica dos estudantes de medicina em relação à comunicação de más notícias na plataforma PubMed e Embase, com os seguintes descritores: “comunicação de más notícias” AND “estudantes de Medicina”. Foram selecionados 5 artigos.

Resultados

Resultados: Atualmente, vêm sendo implementados mais métodos que buscam melhorar essa competência nos estudantes de medicina. O módulo EMBRACE (Empowering Medical Students' Skills in Breaking Bad News With Compassion and Empathy) demonstrou uma melhoria nas habilidades dos estudantes de medicina em comunicar más notícias, a partir de um estudo de caso-controle, onde 98,76% dos participantes afirmaram que o treinamento os equipou com essa habilidade. Outro estudo implementou o protocolo SPIKES (Setting, Perception, Invitation, Knowledge, Emoti ok ons, Strategy) em um seminário para estudantes de medicina de 2° ano, com resultados mostrando que a confiança dos estudantes em comunicar más notícias aumentou após o seminário. Em resumo, tal área ainda está em desenvolvimento nas faculdades de medicina, com evidências sugerindo que módulos estruturados e protocolos específicos podem melhorar as habilidades e a confiança dos estudantes.

Conclusão/Considerações finais

Conclusão: A comunicação de más notícias influencia consideravelmente a relação médico-paciente, podendo impactar a compreensão do paciente, adesão ao tratamento e estado emocional. A integração de treinamentos específicos, simulações realistas e o desenvolvimento de habilidades interpessoais são abordagens que têm mostrado resultados promissores na preparação dos futuros médicos, mas a implementação dessas abordagens enfrenta barreiras, como a falta de tempo nos currículos sobrecarregados das faculdades de medicina. Assim, é essencial a promoção de uma educação médica que valorize tanto as competências técnicas quanto as habilidades comunicativas.

Palavras Chave

Comunicação de más notícias; Estudantes universitários; Faculdades de Medicina

Área

Outras áreas

Autores

EDUARDA SEVERO ALVARENGA, EDUARDA SEVERO ALVARENGA, IZABEREN SAMPAIO ESTEVAM, IZABEREN SAMPAIO ESTEVAM, MARIANA MACAMBIRA NORONHA, MARIANA MACAMBIRA NORONHA, JÚLIA MATOS DUBANHEVITZ, JÚLIA MATOS DUBANHEVITZ, IGOR GIORDAN DUARTE JORGE, IGOR GIORDAN DUARTE JORGE, CARLOS ALBERTO BARBOSA NETO, CARLOS ALBERTO BARBOSA NETO