Dados do Trabalho
Título
APLICAÇAO DO DIAGRAMA DE ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL (DAM) EM PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS : UM RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
O diagrama de abordagem multidimensional é descrito no Manual de Cuidados Paliativos como uma ferramenta que tem como objetivo estimular e sistematizar o raciocínio da equipe ao sofrimento em sua completude, identificando problemas e amparando na tomada de decisões.
Objetivo e Método
O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da utilização do Diagrama de Abordagem Multidimensional (DAM) na prática profissional de uma equipe multiprofissional em uma Comissão de Cuidados Paliativos (CCP) de um Hospital Público de Grande Porte da Bahia, Brasil. .Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Baseia-se em experiências vivenciadas por uma equipe multiprofissional durante o rodízio da residência na Comissão de Cuidados Paliativos (CCP) do maior Hospital Público do Norte e Nordeste, situado na Bahia, Brasil, de julho a setembro de 2023.
Resultados
Durante o rodízio na Comissão de Cuidados Paliativos CCP foram realizados diversos estudos acerca da temática dos cuidados paliativos, incluindo o DAM. Após leitura e discussão da utilização do instrumento, realizamos sua aplicação em pacientes acompanhados pela CCP. Para isso, há a necessidade de realizar uma interconsulta para coleta de informações com o paciente e seus familiares.O DAM enfatiza a necessidade de considerar as quatro dimensões do ser:física,social, psíquica e espiritual o que a princípio foi um desafio, já que a formação profissional é biomédica.O diagrama é dividido em quatro quadrantes, no centro pontuamos as características do paciente em suas respectivas dimensões, na segunda esfera seus sofrimentos, na esfera posterior as ações da equipe e na parte externa os objetivos a serem atingidos. Vale ressaltar que o sofrimento pode ser atual ou futuro e além do paciente eles podem ser da família ou equipe. A partir do instrumento aplicado à equipe multiprofissional terá um direcionamento para realizar as condutas necessárias. A experiência de aplicação do instrumento em questão foi de grande valia para a mudança de visão hospitalocêntrica centrada na doença para uma visão holística que assiste o paciente e seus familiares como um todo, considerando suas quatro dimensões.
Conclusão/Considerações finais
A perspectiva multiprofissional possibilitou enriquecer a atuação profissional da equipe em relação ao cuidado aos pacientes em cuidados paliativos. Com enfoque na resolução de problemas identificados e prestando uma assistência global no que tange às dimensões do ser.
Referências
Manual de cuidados paliativos / Maria Perez Soares D’Alessandro (ed.) ... [et al.]. – 2. ed. São Paulo: Hospital Sírio-Libanês; Ministério da Saúde, 2023.
Palavras Chave
Cuidados Paliativos; Residência hospitalar; Diagrama de abordagem multiprofissional
Área
Modalidades de atendimento
Autores
FERNANDA ANDRADE VIEIRA, ANDREA OLIVEIRA SOUZA, RAFAEL REIS LIMA, HULIE LUISE RODRIGUES