X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO DE NUTRICIONISTAS SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS

Introdução

Cuidados paliativos visam melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves, focando no alívio de sintomas e suporte emocional. O nutricionista desempenha um papel crucial na equipe multidisciplinar, ajustando dietas para aliviar desconfortos, manter nutrição e hidratação, e oferecer suporte personalizado. Sua atuação contribui para um cuidado mais humano e confortável, beneficiando tanto os pacientes quanto seus familiares.

Objetivo e Método

O objetivo do presente estudo foi analisar o conhecimento dos nutricionistas sobre os cuidados paliativos. Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado através de um questionário on-line por meio do formulário do Google Forms, encaminhado pelo WhatsApp para os profissionais de nutrição. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP-IMIP), com o CAAE 70699723.7.0000.5201. Todos os profissionais que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Resultados

Participaram do estudo 214 nutricionistas, com prevalência do sexo feminino (91%) com idade média de 32 anos, com a maioria procedente de Pernambuco (93%). Maior parte tinha de 1 a 5 anos de formados (48%), especialização ou pós-graduação (59%), trabalham com o público adulto e em hospital público (70%). Apenas 28% relataram terem tido aula de cuidados paliativos durante a graduação. Dos profissionais que não tiveram o tema de cuidados paliativos abordados durante a graduação, 90% deles já tiveram sua experiência profissional com o tema. Foi visto que 72% dos participantes com formação entre 1 a 5 anos tiveram abordagem do tema, em contrapartida dentre os nutricionistas que tem mais que 10 anos de formação apenas 7% tiveram aula sobre o tema. Quando questionados se teriam dificuldades em lidar com tema, apenas 1% afirmou que não.

Conclusão/Considerações finais

O estudo revelou que muitos nutricionistas se sentem despreparados para cuidar de pacientes em cuidados paliativos, devido à falta de conhecimento prévio. São necessários mais estudos com o objetivo de revisar as grades curriculares das instituições para garantir que os cuidados paliativos sejam adequadamente abordados, formando profissionais capazes de oferecer um cuidado nutricional compassivo e humanizado para os pacientes e seus familiares.

Referências

CAMPOS, Vanessa Ferreira; SILVA, Jhonata Matos da; SILVA, Josimário João da. Comunicação em cuidados paliativos: equipe, paciente e família. Revista Bioética, v. 27, n. 4, p. 711-718, dez. 2019.
CARDOSO, Daniela Habekost et al. Cuidados paliativos na assistência hospitalar: a vivência de uma equipe multiprofissional. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 22, n. 4, p. 1134-1141, dez. 2013.
CHAVES, Mônica et al. Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem de uma universidade privada da região metropolitana de Belo Horizonte-MG sobre cuidados paliativos. Enfermagem Revista, v. 21, n. 3, p. 59-69, 22 jan. 2019.
CONCEIÇÃO, Marcos Vinícius da et al. Conhecimento sobre cuidados paliativos entre médicos residentes de hospital universitário. Revista Bioética, v. 27, n. 1, p. 134-142, mar. 2019.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos; Cuidados Paliativos Profissionais de Saúde Formação; nutricionista

Área

Outras áreas

Instituições

Instituto de Medicina Professor Fernando Figueira IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

TATIANE PONTES SILVA, NATHALIA FIDELIS LINS VIEIRA, JANAYNA GONÇALVES SILVA, GABRIELA FERREIRA ARAÚJO DO NASCIMENTO, JULLYANA ALVES, MIRELLE SANTOS SILVA