Dados do Trabalho
Título
INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM GESTANTES E AS REPERCUSSÕES PERINATAIS
Introdução
Baseado no estudo do tema proposto temos visto que a ITU pode acometer pessoas de todas as faixas etárias e de ambos os sexos, tendo incidência de 50% em mulheres, principalmente durante a gravidez. A ITU é considerada a terceira intercorrência clínica na gestação. Vale ressaltar que entre 17% e 20% das gestantes brasileiras apresentarão episódios de ITU.
Objetivos do projeto
Revisão de literatura sobre Infecção do trato urinário (ITU) em gestantes e análise das principais repercussões perinatais.
Metodologia utlizada
Revisão integrativa de literatura, efetuada através de buscas feitas nas bases de dados científicos Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico, com uso dos seguintes descritores: Infecção do Trato Urinário, Gravidez, Complicações da ITU. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos publicados entre os anos de 2018 a 2022, em língua portuguesa, e critérios de exclusão artigos em língua inglesa, de anos anteriores e que não condiziam com a temática escolhida. Foram encontrados cerca de 8600 artigos, mas apenas 11 compuseram o resumo após leitura na íntegra.
Resultados alcançados
Baseado no estudo do tema proposto temos visto que a ITU pode acometer pessoas de todas as faixas etárias e de ambos os sexos, tendo incidência de 50% em mulheres, principalmente durante a gravidez. A ITU é considerada a terceira intercorrência clínica na gestação. Vale ressaltar que entre 17% e 20% das gestantes brasileiras apresentarão episódios de ITU. As infecções do trato urinário em gestantes são causadas na maioria das vezes por bactérias da microbiota intestinal, sendo habitualmente as bactérias gram-negativas, como a Escherichia coli. A ITU pode gerar grande impacto materno, com complicações como obstrução urinária, pré-eclâmpsia, choque séptico, anemia, corioamniorrexe prematura, endometrite e óbito. Já nos perinatais podem ocorrer prematuridade, infecção, leucomalácia periventricular, falência de múltiplos órgãos e óbito. O acompanhamento pré-natal é um fator de extrema importância para evitar episódios de ITU e, com isso, prevenir complicações. CONCLUSÃO: Fica evidente a importância sobre a incidência da ITU na gestante, visto que, pode trazer consequências até mesmo irreversíveis, tanto para a mãe, quanto para o bebê. E, portanto, é por isso que durante a consulta pré-natal é necessário que se de uma assistência e atenção maiores aos sinais e sintomas que a gestante relata, afim de evitar maiores complicações maternas e fetais.
Comentários finais / conclusões
Repercussões- ITU- Gravidez
Área
Ciências Básicas
Instituições
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACULDADE SANTA MARIA - Paraíba - Brasil
Autores
ROMULLO LOBO MACEDO, ÁDARA MARIA DE HOLANDA MELO COSTA, ANA EMÍLIA SANTOS DE QUEIROZ, LUIS HENRIQUE DE SÁ PINTO NOBREGA GADELHA, MARCIO RIBEIRO LUCENA