Dados do Trabalho
Título
ACOMPANHAMENTO DO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTE COM PERITONITE EM DIALISE PERITONEAL
Apresentação do Caso
O presente trabalho visa apresentar o relato de caso realizado em um Hospital Filantrópico, localizado na região Norte do Ceará. Trata-se do acompanhamento nutricional a um paciente portador de insuficiência renal crônica do sexo masculino, em programa de diálise peritoneal ambulatorial contínua, apresentando quadro de peritonite. Para avaliação do paciente foi realizada consulta no prontuário, verificando as prescrições diárias para coleta de dados como: história clínica, antecedentes médicos e familiares, diagnóstico médico e acompanhamento dos exames bioquímicos. Durante a definição do diagnóstico nutricional foi realizada avaliação antropométrica com fita métrica inelástica e balança fixa, já na mensuração do risco nutricional foi utilizada o instrumento de triagem MAN (Mini Avaliação Nutricional).
Discussão
Foram encontrados os seguintes dados: eutrófico pelo índice de massa corpórea e desnutrição apontada pela triagem e medição da circunferência do braço e panturrilha. Para fechar o diagnóstico nutricional do paciente foi levado em consideração o exame físico, fechando o diagnosticado de eutrofia. As necessidades energéticas de macro e micronutrientes para manutenção do peso de pacientes em diálise peritoneal foram definidas conforme RIELLA, 2013. Foi levada em consideração a quantidade de carboidrato recebida durante a diálise peritonial, visto que a mesma oferece cerca de 20% a 30% das necessidades da dieta. As recomendações de proteína para os pacientes com peritonite giram em torno de 1,4 a 1,5g por Kg de peso corpóreo. Vale ressaltar que durante um episódio de peritonite pode ocorrer perda de proteínas e o aumento do catabolismo devido à infecção e a dor. Dessa forma, foi realizado o planejamento dietético individualizado conforme a necessidade especifica do paciente frente às patologias.
Comentários Finais
Levando em consideração a dietoterapia proposta o paciente evoluiu com boa aceitação da dieta, com evacuações de aspecto normal e diurese presente e sem mais intercorrências, seguindo aos cuidados da equipe multiprofissional. Assim, torna-se claro que o manejo da terapia nutricional adequada ao paciente hospitalizado traz grandes benefícios, confirmando a importância do profissional nutricionista no âmbito hospitalar.
Área
Multidisciplinar
Instituições
Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Ceará - Brasil
Autores
Mauricyanne Sales Teixeira, Ianca de Oliveira dos Reis, Verilene Fernandes Macário, Priscila Maria Vasconcelos Alves