Dados do Trabalho
Título
ANALISE COMPARATIVA ENTRE AS REGIOES NORTE E NORDESTE ACERCA DA TAXA DE MORTALIDADE DE TRANSPLANTE RENAL ENTRE 2012 E 2022.
Resumo
O transplante renal é um procedimento cirúrgico complexo e invasivo que representa o tratamento de escolha para indivíduos com doença renal crônica avançada. Como em qualquer procedimento cirúrgico, há riscos associados, e estes incluem complicações durante ou após a cirurgia e a possibilidade de rejeição do órgão transplantado pelo sistema imunológico do paciente. A taxa de mortalidade no pós-operatório de pacientes transplantados tem diminuído nos últimas décadas, principalmente devido à melhoria da seleção dos doadores e receptores, bem como dos protocolos de imunossupressão. Todavia, em regiões que possuem acesso limitado aos serviços de saúde, a mortalidade deve ser cuidadosamente monitorada.
Área
Transplante
Instituições
UNIFOR - Ceará - Brasil
Autores
Beatriz Bandeira de Lavôr Farias, Matteus Augusto Oliveira Do Amarante De Paulo, José Airton Feijão Neto, Gabriela Arruda Navarro Tavares, Hannah de Alencar Santos, Geraldo Bezerra Da Silva Junior