Dados do Trabalho
Título
O PAPEL DO ENFERMEIRO COMO EDUCADOR EM SAUDE NA DIALISE PERITONEAL
Apresentação do Caso
Esse trabalho consiste no relato de experiência enquanto residente em um hospital de referência em nefrologia. Durante 1 ano atuando enquanto residente, foi possível presenciar na rotina do setor, todo o cuidado envolvido na prática do enfermeiro nefrologista. Dentro desse contexto, a doença renal crônica tem se tornado cada vez mais frequente sendo necessário a atuação de profissionais capacitados para esse tipo de demanda. Além disso, sabemos que atualmente é disponibilizado pelo SUS as três modalidades de terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal) e o Enfermeiro nefrologista possui todas as habilidades necessárias para prestar o cuidado aos pacientes portadores de doença renal.
Discussão
A relação enfermeiro-paciente já se inicia na entrevista, processo no qual o profissional explica sobre a doença renal, os tratamentos disponíveis, as vantagens e desvantagens de cada modalidade, avalia a rede de apoio do paciente e as condições de moradia para que após todo esse levantamento seja possível concluir se o paciente está apto ou não para iniciar a modalidade em casa. Posterior a isso, caso apto para realizar a diálise peritoneal ambulatorial (DPA), o enfermeiro realiza o cadastro na baxter para solicitar a máquina e os materiais, faz a primeira prescrição do paciente, depois é realizada a passagem do cateter de tenckhoff pelo médico nefrologista e o enfermeiro assiste o paciente durante e após o procedimento para dar as orientações quanto aos cuidados e a troca de curativo. Enquanto isso, o Enfermeiro também tem o papel fundamental de educador em saúde sendo o responsável para dar o treinamento ao paciente e/ou familiar para ensiná-los a instalação, desinstalação bem como preparo do ambiente, a lavagem das mãos na técnica e a importância da mesma na prevenção de infecção, possíveis intercorrências e o manejo adequado frente à essas situações, sempre estimulando o paciente ao autocuidado, e após finalizado o treinamento, enfermeiro libera o paciente para sua residência finalizando assim o ciclo de atendimento hospitalar e iniciando o ciclo de atendimento ambulatorial.
Comentários Finais
Sendo assim, é nítido a importância do papel executado pelo Enfermeiro na atuação do setor de diálise peritoneal, visto que abrange tantos os aspectos e habilidades técnico-científicas quanto no cuidado direto ao paciente no sentido de educá-lo acerca da sua condição de saúde e incentivá-lo a tornar-se protagonista de si.
Área
Diálise
Instituições
FEPECS - Distrito Federal - Brasil
Autores
Letícia Gabriele Fonseca Villaça de Oliveira, Ana Kelly Américo Siqueira, Andréia Morais Teixeira