Dados do Trabalho
Título
EXPERIENCIA DA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM NEFROLOGIA
Apresentação do Caso
Esse trabalho consiste no relato de experiência enquanto residente de enfermagem multiprofissional em nefrologia. De acordo com o as modalidades das terapias renais substitutivas disponíveis pro paciente portador de doença renal crônica, sendo elas a hemodiálise ainda bastante prevalente, a diálise peritoneal e também o transplante renal, com base nelas, os residentes rodam nos hospitais regionais que são referências nessas áreas. E na área da nefrologia, uma vivência que é bastante enriquecedora são as entrevistas multidisciplinares com paciente em conservador no qual cada profissional tem o seu momento de orientar e explicar a respeito da doença renal crônica e sobre os cuidados relacionados a essa nova fase da vida da pessoa .
Discussão
A residência multiprofissional consiste em 2 anos de especialização no qual todo ano abrem as vagas para as seguintes profissões na nefrologia (enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social) exigidos de acordo com a resolução da diretoria colegiada nº 154 de 2014 que dispõe sobre regulamento técnico para o funcionamento dos serviços de diálise, além disso, possui um cronograma para as aulas teóricas, sendo uma semana o eixo transversal no qual reúne a equipe multiprofissional e na semana seguinte temos o eixo específico no qual reúne cada profissional na sua respectiva área, para discutir os temas relacionados a nefrologia cabendo ressaltar que os residentes preparam as aulas estabelecendo assim uma metodologia ativa de ensino. Após as aulas, são aplicadas as provas sobre esses temas apresentados nas aulas. Somado a isso, em todos os campos que os residentes passam, é feito uma avaliação da prática também que fica a critério do preceptor se irá avaliar o residente fazendo algum procedimento ou então elaborando um estudo de caso. E no dia a dia na prática profissional é de extrema riqueza quando a equipe multidisciplinar atua em conjunto em prol do paciente, prestando assim uma assistência integralizada atendendo a todas as demandas dele, com o olhar ampliado no ser biopsicossocial.
Comentários Finais
Portanto, durante a residência, os profissionais ficam imersos no campo vivenciando a prática diariamente, e as mudanças de cenários contribuem pra ampliar a perspectiva do residente, além de estar em constante estudo nas aulas teóricas para embasar o cuidado e assim contribuir no aprimoramento tanto profissional quanto pessoal na assistência e cuidado ao paciente renal.
Área
Multidisciplinar
Instituições
FEPECS - Distrito Federal - Brasil
Autores
Letícia Gabriele Fonseca Villaça de Oliveira, Ana Kelly Américo Siqueira, Jéssica Guimarães Rodrigues Roure