1° Congresso Norte-Nordeste de Nefrologia

Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA DA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM NEFROLOGIA

Apresentação do Caso

Esse trabalho consiste no relato de experiência enquanto residente de enfermagem multiprofissional em nefrologia. De acordo com o as modalidades das terapias renais substitutivas disponíveis pro paciente portador de doença renal crônica, sendo elas a hemodiálise ainda bastante prevalente, a diálise peritoneal e também o transplante renal, com base nelas, os residentes rodam nos hospitais regionais que são referências nessas áreas. E na área da nefrologia, uma vivência que é bastante enriquecedora são as entrevistas multidisciplinares com paciente em conservador no qual cada profissional tem o seu momento de orientar e explicar a respeito da doença renal crônica e sobre os cuidados relacionados a essa nova fase da vida da pessoa .

Discussão

A residência multiprofissional consiste em 2 anos de especialização no qual todo ano abrem as vagas para as seguintes profissões na nefrologia (enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social) exigidos de acordo com a resolução da diretoria colegiada nº 154 de 2014 que dispõe sobre regulamento técnico para o funcionamento dos serviços de diálise, além disso, possui um cronograma para as aulas teóricas, sendo uma semana o eixo transversal no qual reúne a equipe multiprofissional e na semana seguinte temos o eixo específico no qual reúne cada profissional na sua respectiva área, para discutir os temas relacionados a nefrologia cabendo ressaltar que os residentes preparam as aulas estabelecendo assim uma metodologia ativa de ensino. Após as aulas, são aplicadas as provas sobre esses temas apresentados nas aulas. Somado a isso, em todos os campos que os residentes passam, é feito uma avaliação da prática também que fica a critério do preceptor se irá avaliar o residente fazendo algum procedimento ou então elaborando um estudo de caso. E no dia a dia na prática profissional é de extrema riqueza quando a equipe multidisciplinar atua em conjunto em prol do paciente, prestando assim uma assistência integralizada atendendo a todas as demandas dele, com o olhar ampliado no ser biopsicossocial.

Comentários Finais

Portanto, durante a residência, os profissionais ficam imersos no campo vivenciando a prática diariamente, e as mudanças de cenários contribuem pra ampliar a perspectiva do residente, além de estar em constante estudo nas aulas teóricas para embasar o cuidado e assim contribuir no aprimoramento tanto profissional quanto pessoal na assistência e cuidado ao paciente renal.

Área

Multidisciplinar

Instituições

FEPECS - Distrito Federal - Brasil

Autores

Letícia Gabriele Fonseca Villaça de Oliveira, Ana Kelly Américo Siqueira, Jéssica Guimarães Rodrigues Roure