Dados do Trabalho
Título
GLOMERULONEFRITE RAPIDAMENTE PROGRESSIVA PRECEDIDA POR ERISIPELA
Apresentação do Caso
Mulher, 75 anos, relata 5 episódios prévios de erisipela em membro inferior direito no último mês, com piora da infecção nos últimos dias, associado à redução do débito urinário, edema periorbitário e hipertensão arterial sistêmica. Tem história familiar de glomerulonefrite (filho, irmã e sobrinha, sendo a irmã transplantada renal). O sedimento urinário apresentava hematúria, leucocitúria e proteinúria. A paciente teve piora rápida da função renal e necessitou de suporte renal artificial, totalizando 36 sessões de hemodiálise. A creatinina máxima foi de 10,6 mg/dL, realizou investigação de Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva (GNRP) sendo submetida a biópsia renal e tratada com Metilprednisolona e Ciclofosfamida. Aos exames laboratoriais, sorologias para HIV, Hepatites B e C, FAN, anti-dsDNA e ANCA eram não reagentes. Apresentava consumo de C3 (29 mg/dL). A amostra histológica com 15 glomérulos, evidenciou na microscopia óptica glomerulonefrite proliferativa endocapilar segmentar com necrose fibrinóide e crescentes celulares (7/15), esclerose glomerular global (1/15), atrofia tubular focal com cilindros hemáticos e fibrose intersticial leve, porém a amostra da imunoflurescência revelou ausência de glomérulos.
Discussão
A GNRP é caracterizada pela perda acelerada da função renal associada a sinais de acometimento glomerular, sendo a forma de apresentação de 2 a 5% das glomerulopatias e com amplo diagnóstico diferencial. A paciente idosa com GNRP após quadro de piodermite teve evolução favorável após imunossupressão, apresentando recuperação parcial da função renal, após 1 mês do início da imunossupressão não necessitou mais de suporte dialítico, evoluindo com Doença Renal Crônica estágio IIIB, sem imunossupressão e sem recidiva da doença desde então. Após 1 ano de seguimento a paciente apresenta sedimento urinário normal, creatinina estável 1,6 mg/dL e proteinúria 307 mg/24h, em uso de Losartana 100 mg/dia.
Comentários Finais
Diante de um quadro de piodermite antes do início da GNRP associado ao consumo de C3 é possível o diagnóstico de Glomerulonefrite Relacionada à Infecção (GNRI), porém não foi possível afastar Nefropatia por IgA diante da história familiar e da ausência de material para imunofluorescência, limitando o diagnóstico diferencial. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce e o tratamento imediato são de extrema importância, uma vez que a GNRP pode evoluir para doença renal avançada em pouco tempo.
Área
Doenças Glomerulares
Instituições
FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Carlos Eduardo Tavares de Aquino Cardoso, Luiz Eduardo Castro de Oliveira, Kassia Piraciaba Barboza, Paula Graziele dos Santos Reis, Laura Paes Moraes , Ana Carolina Beliene Maia