1° Congresso Norte-Nordeste de Nefrologia

Dados do Trabalho


Título

PROMOÇAO EM SAUDE E RASTREIO DE DOENÇAS RENAIS NO ACOLHIMENTO AO INDIGENA VENEZUELANO - RELATO DE CASO

Introdução

Segundo David Smilde, diretor do Observatório de Venezuela da Universidade de Tulane, "Os migrantes da Venezuela representam a maior diáspora em massa da história recente da América Latina e enfrentam desafios significativos para se estabelecerem em novos países, incluindo barreiras culturais e linguísticas, discriminação e exclusão social". Dessa forma, sem planejamento adequado para receber esses refugiados, muitas dessas pessoas estão em situação de vulnerabilidade social.

Objetivos do projeto

Com o intuito de atenuar as deficiências desse povo, a Liga de Nefrologia do Amazonas (LANEF-AM) realizou ações de promoção em saúde e rastreio de doenças renais, não deixando de observar os pacientes como um todo.

Metodologia utlizada

A ideia surgiu em virtude da comemoração do Dia Mundial do Rim, celebrado todo mês de março, onde o tema específico para o ano de 2023 foi “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”. Dentro da temática preconizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, a liga organizou uma ação que ocorreu no dia 03 de março de 2023 no Serviço de Acolhimento Provisório Indigena Venezuelano Warao. Foram realizados atendimentos gerais, com foco no rastreio de doenças renais, promoção, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. O projeto também contou com a realização de urinálise, com o estudo dos sedimentos urinários, fato que deu mais ferramentas para o desenvolvimento da investigação e rastreio.

Resultados alcançados

Durante a ação, foram atendidos 34 venezuelanos que estavam presentes no Serviço de Acolhimento, entre crianças, mulheres e homens, de todas as faixas etárias, onde foram feitos ajustes de medicações, encaminhamentos para serviços especializados e tratamento de condições gerais, como impetigo bolhoso. Além disso, foi realizado um momento de diálogo, na língua nativa dos presentes, com ajuda de uma intérprete, compartilhando informações sobre a necessidade do cuidado com os rins e com a saúde de forma integral.

Comentários finais / conclusões

Dessa maneira, a ação em saúde prestada foi de grande valia para aquela população, visto que houve disseminação de informações, além dos serviços ofertados. Assim, através do conhecimento das condições e das formas de prevenção, essa população adquiriu ferramentas para que possam identificar e modificar fatores predisponentes das doenças renais em seus hábitos e em sua comunidade, dado que, uma população vulnerável está mais suscetível ao desenvolvimento e ao avanço de patologias.

Palavras Chave

venezuelanos
exame de urina

Área

Outros

Instituições

Faculdade Metropolitana de Manaus - Amazonas - Brasil, Universidade do Estado do Amazonas - Amazonas - Brasil, Universidade Federal do Amazonas - Amazonas - Brasil, Universidade Nilton Lins - Amazonas - Brasil

Autores

Karla Cristina Silva Petruccelli, Ana Matilde Menezes Melik Schramm, Arnaldo Ramos de Oliveira Netto, Alice Gonçalves Mattoso, Matheus Henrique Ribeiro de Moura