1° Congresso Norte-Nordeste de Nefrologia

Dados do Trabalho


Título

CUIDANDO DOS VULNERAVEIS E PROMOVENDO A SAUDE RENAL: CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DO RIM

Introdução

Cuidar significa se colocar à disposição diante de problemas passíveis de serem enfrentados, ocupando-se conforme condições exigidas pela população vulnerabilizada e não as oferecidas tradicionalmente pelo serviço de saúde. Nesse sentido, viabilizar a autonomia e o protagonismo social das pessoas envolvidas na construção do conhecimento em saúde requer adoção de novos hábitos a partir da criação do vínculo entre comunidade e profissionais e da valorização do saber popular. Na área da saúde renal, a perda progressiva e irreversível da função dos rins de forma insidiosa camufla a gravidade e os gastos, constituindo um importante problema de saúde pública uma vez que está associada a comorbidades e a uma mortalidade de até 19,5% no Brasil.

Objetivos do projeto

O projeto ampara-se na campanha do Dia Mundial do Rim, objetivando a difusão de informações sobre doença renal, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, sob respaldo do tema “Saúde dos Rins e exame de creatinina para todos”, a fim de contemplar populações vulnerabilizadas.

Metodologia utlizada

Trata-se de um projeto multidisciplinar ocorrido entre 7 e 9 de Março de 2023, na cidade de Mossoró-RN. O planejamento, divulgação e efetivação das atividades contaram com equipe multi de um hospital e membros ligantes conforme material cedido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. As atividades foram realizadas em ambientes cujo público-alvo pertence à situação de vulnerabilidade social e baixo acesso à informação sobre doença renal. No primeiro dia, houve doação de alimentos em uma comunidade de venezuelanos e abordagens educativas com os grupos de um Centro de Referência de Assistência Social, onde a equipe multidisciplinar conduziu uma palestra, promovendo uma dinâmica entre comunidade, profissionais e estudantes, através de debate e recreação. No segundo dia, realizou-se ação noturna com o Consultório na Rua direcionada às pessoas em situação de rua, sendo feita breve palestra seguida de distribuição de refeições. Por fim, no Dia Mundial do Rim, ocorreu um evento para os pacientes em diálise e para o público geral em um hospital de referência, com uma série de ações como aferição de pressão arterial, avaliação glicêmica e rodas de conversa, além de entrevistas para rádio e televisão, destacando-se fatores de risco, exames a serem realizados e os principais meios de prevenção da doença renal crônica.

Resultados alcançados

A realização das ações em pontos estratégicos proporcionou maior alcance do público-alvo. A construção do saber em torno da temática se fez consolidado a partir do diálogo da equipe e comunidades envolvidas no programa, com alto índice de participação, tira-dúvidas e relatos pessoais, além de ganho de visibilidade para o projeto a partir das peças publicitárias disponibilizadas e divulgação midiática.

Comentários finais / conclusões

A forma descentralizada sob a qual as ações foram instituídas proporcionou a aplicação de condutas individuais e coletivas para cada população abordada, frisando a importância da ingesta hídrica, alimentação adequada e acompanhamento através de exames de rotina nos serviços públicos de saúde. Quanto às dificuldades, cabe destacar a falta do cacique que mediaria a ação em uma comunidade. Ademais, houve desenvolvimento de habilidades e formas não tradicionais de educação em saúde tanto pela equipe multidisciplinar como pelos ligantes no que tange à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença renal crônica.

Palavras Chave

Vulnerabilidade em Saúde; Educação em Saúde; Doença Renal Crônica

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Marcos Paulo Silva Fernandes, Larissa Denise Oliveira Dantas, Ana Hellen Alves Teixeira, Estela Lins Mendes Barreto, Hévila Suelen Neri de Lima