1° Congresso Norte-Nordeste de Nefrologia

Dados do Trabalho


Título

INJURIA RENAL AGUDA IMPROVAVEL EM PACIENTE COM DOENÇA RENAL CRONICA POR NEFROCALCINOSE: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Feminino, 33 anos, portadora de doença renal crônica por nefrocalcinose, além de litíase renal (com histórico de múltiplas eliminações espontâneas de cálculo renal e outras intervenções urológicas) evoluiu com piora da função renal (agudização da função renal) sem identificação etiológica. Exames no sangue evidenciaram: Cr 4,01mg/dL (basal: 3,4), Ur: 95mg/dL, CKD-EPI: 14.4 ml/min/1.73 m2 (basal: 20.1 ml/min/1.73 m2). Não apresentava qualquer queixa, nem mudança do padrão da diurese ou no aspecto urinário. Exames adicionais foram realizados e evidenciaram à tomografia computadorizada cálculo renal impactado em ureter proximal de 1 cm associado a hidronefrose a montante. Ao exame apresentava bom estado geral, PA 120x60 mmHg, ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações e membros inferiores sem edema. Paciente foi submetida a intervenção urológica (ureterolitotripsia flexível) para remoção do cálculo e após o procedimento os exames de sangue demonstraram Cr: 3,4mg/dL, Ur: 84mg/dL, evidenciando, portanto, melhora da função renal com o retorno dos níveis séricos aos padrões prévios.

Discussão

A nefrocalcinose é uma deposição de cálcio nas pirâmides renais e pode ocorrer devido à hipercalciuria, que pode ser causada por reabsorção excessiva de cálcio nos túbulos renais ou absorção aumentada de cálcio por causas extrarrenais. É uma doença rara que pode estar associada à nefrolitíase. Nefrocalcinose é uma condição normalmente silenciosa, mas que pode se manifestar na forma de cólica renal e hematúria. Em pacientes com nefrocalcinose pode haver formação de cálculos renais a partir de depósitos intersticiais subepiteliais contendo fosfato de cálcio que promovem erosão na papila renal.

Comentários Finais

Descrevemos um caso de uma paciente com doença renal crônica por nefrocalcinose e histórico de litíase renal que apresentou piora da função renal, que mesmo sem manifestação de cólica nefrética foi identificado cálculo renal impactado no ureter proximal com hidronefrose. A evolução logo após intervenção urológica realizada, confirmou o quadro obstrutivo como a causa da piora da função renal apresentada e sua imediata recuperação subsequente.

Área

Injúria Renal Aguda

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU - UFPI - Piauí - Brasil

Autores

Maria Eduarda Farias de Carvalho, Gilberto José de Melo Neto, Isabella Melo Soares, Theodoro Rodrigues Neto, Thiago de Sousa Coelho Porto, Ginivaldo Victor Ribeiro do Nascimento