1° Congresso Norte-Nordeste de Nefrologia

Dados do Trabalho


Título

SOBREPOSIÇAO DE NEFROPATIA POR IGA E DOENÇA ANTI MEMBRANA BASAL GLOMERULAR EM PUERPERA: UM RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Mulher, 31 anos, procedente de Nova Olinda - CE, G2P2A0, previamente hígida apresenta quadro de Síndrome de Berger (Nefropatia por IgA) sobreposta por Doença Anti Membrana Basal Glomerular (Anti-MBG) diagnosticada após parto cesáreo em 17/10/2022. Durante a gestação apresentou bacteriúria sintomática com cultura positiva para E. coli, tratada com antibioticoterapia, além de proteinúria e hematúria nos exames de EAS que se deu a partir do terceiro mês de gestação. Elevação da PA para 160x80 mmHg apenas intra-parto.
A puérpera foi internada no dia 19/10/2022 com queixas de oligúria e edema de MMII. A paciente evoluiu com aumento da PA, anemia(Hb: 9,2), leucocitose(16300), creatinina sérica atingindo ápice de 8,45 mg/dL no nono dia, e aumento progressivo da ureia de 108 mg/dL para 174 mg/dL nos 9 dias subsequentes. Diante da progressão do caso, foi encaminhada à nefrologia no dia 01/11/2022, com PA de 160x100 e edema, sendo prescrito Anlodipino, Hidroclorotiazida e Furosemida, com melhora do edema e da pressão arterial, porém com permanência dos valores elevados da creatinina e proteinúria em faixa nefrótica. No dia 17/04/2023 foi realizada biópsia renal que evidenciou nefropatia por IgA e lesão por Anti-MBG.

Discussão

A nefropatia mediada por IgA é a causa mais comum de glomerulopatias, enquanto a doença Anti-MBG possui baixa prevalência, porém a sobreposição dessas duas condições é rara, não tendo sido encontrados relatos na literatura. A doença de Berger é caracterizada por um depósito de IgA no mesângio. As formas histopatológicas mais comuns são glomerulonefrite proliferativa mesangial segmentar ou difusa, classicamente cursando com hematúria macroscópica após episódios de infecção. Já a doença Anti-MBG, é caracterizada por uma atividade autoimune contra a cadeia 3 do colágeno IV, que está presente na membrana basal glomerular. Assim, a ação desses autoanticorpos causa glomerulonefrite rapidamente progressiva. Portanto, o acometimento simultâneo do mesângio quanto da membrana basal glomerular faz com que o paciente tenha uma intensa perda da função renal, evidenciado pela TFG estimada pelo CKD EPI que chegou a valores inferiores a 10 ml/min/1.73m² ao longo da internação.

Comentários Finais

Diante do exposto, o caso é singular por ser uma sobreposição dessas formas de lesão renal, constituindo assim um desafio para a condução terapêutica da paciente. Além disso, é importante salientar que o caso ainda está em andamento, aguardando a evolução clínica da paciente.

Área

Doenças Glomerulares

Instituições

Universidade Federal do Cariri - Ceará - Brasil

Autores

Bruno Farias Oliveira, Nalbert Luiz Araújo Santana, Pamela Carla Pereira Assis, Lenina Ludmilla Almeida Sampaio, Ariovaldo Carvalho Neto, Leila Silveira Vieira Bezerra